segunda-feira, 6 de junho de 2011

Personagens: pior sem eles

Um dos maiores desafios do produtor, ou pauteiro, como queiram, é encontrar um personagem para as matéria jornalísticas do dia a dia. É uma árdua missão diária que requer criatividade, boa lembrança e uma rede vasta de amigos, colegas e conhecidos. Para os não-jornalistas vou explicar o que são esses tais de personagens.

Bem, cada matéria que você lê, vê ou ouve, cita como exemplo uma pessoa que passou por determinada situação ou coisa do tipo, já sentiu na pele. É um artifício que é utilizado para o melhor entendimento do cidadão.

O problema é encontrar uma pessoa que sempre se encaixe com a história que gostaríamos de contar. Pense num aperreio! Pois bem, quando tudo dá certo e os anjos da guarda do repórter, leia-se, os pauteiros, conseguem um 'persona' vem aqueles meia-boca que não falam nada, que não sabem tanto do assunto ou que as vezes não entenderam bem a conversa da pauteira...acontece.

Sorte do canetinha se o personagem for falador e na primeira pergunta ele responda suas próximas 15. Tem também aqueles personagens chaves, só eles sabem do assunto, porém eles não sabem transmitir seu conhecimento. E aí? Tchan, tchan, tchan...o que fazer? Aí é onde entra a lábia do jornalista. Tem que fazer da entrevista um papo, pra ganhar a confiança do camarada e quebrar o gelo. Sempre, sempre, sempre, mostre-se interessado no assunto. Converse, papeie. Ele certamente vai dar uma dica pra ti, sem querer.

Engraçado chegam ser as tentativas do jornalista querer pôr na boca do entrevistado o que se quer ouvir dele. Você na pergunta às vezes já dá a resposta e o camarada diz simplesmente: "isso mesmo". O que os entrevistados não sabem e é obrigação do entrevistador dizer é que não podemos, enquanto jornalistas, responder - nós mesmos - os questionamentos, é necessária a palavra de um especialista ou de alguém que tem experiência na área.

Enfim, hoje tive todos os tipos desses personagens e entrevistados...bons ou ruins, é baseado neles que construimos uma história, o resultado...bem, o resultado só quando a matéria é publicada ou vai ao ar. Seu talento é exigido e o modo que o personagem aparece depende sempre de como você deseja que ele apareça. Em suma, sem personagens não há matéria!!!

Amanhã é outro dia, e novos personagens estão me esperando....que venham!

Nenhum comentário:

Postar um comentário