quinta-feira, 16 de junho de 2011

Bate o pé e mexe a saia


São várias as atrações que o mês de junho apresenta pra gente. Tem a culinária, o frozinho gostoso, o forró, enfim, mas existe uma manifestação cultural que é o estandarte das festas juninas: a quadrilha. Calma, tudo bem que estamos em Alagoas, e aqui quadrilha se confunde com outra coisa, mas enfim,tá valendo. Estou falando daquela quadrilha junina, ritmada, alegre, reluzente e muito prazeirosa de se ver.

Tem galera do mal que vai ao palhoção apenas pra ver os erros de harmonia do grupo, mas sem dúvida é ainda mais divertido, ou melhor arrepiante - pelo menos pra mim - ver uma quadrilha dançando. Gente, é uma emoção, um entusiasmo, uma satisfação manifestada por sorrisos ensopados de suor. Os olhos brilham, disputam com as lantejolas das moças, os pés são encantados pela toque da zabumba e o puxado do fole do sanfoneiro.

O puxador dá o tom, os gritos e urros da quadrilha monstram que não basta apenas arrastar a chinela e balançar os vestidos, é algo muito além disso. A harmonia dos movimentos ditada pela coreografia dá uma pitada especial. Quando pensamos que já vimos de tudo em enredo dancinhas e passos, eles nos surpreendem.

A quadrilha apresenta fatos do Sertão. Acontecimentos corriqueiros do Nordeste brasileiro. Geralmente a saga de Lampião é contada com ares quase cinematográficos, assim como aquela velha história do Casamento Matuto. O cara que 'beija' a moça e é obrigado a casar pelo pai bravo da donzela. Ai vem o padre, o Lampião, seus jagunços e convidados do casório. O contar dessa história nos faz viajar nos contos sertanejos e no cotidiano dos cordéis das feiras do interior.

O espetáculo está formado, lembrem-se moçoilas que aquelas agraciadas com o véu da noiva nas quadrilhas padecem em se arranjar na vida real....rsrsrsrs....crendice tôla!!! O mesmo serve para nos noivos....!!!! Portanto, vá ao arraial, acompanhe, bata palma, vislumbre-se com a magia do São João! É bom demais.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário