quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Tristonho


Frequentemente o ser humano passa por momentos de alta pressão e essas pressões tem diversos motivos. Sejam os motivos banais ou não, a gente padece. Nos rendemos ao pessimismo e a cara emburrada. Quem convive comigo sabe que transpiro o que penso, demonstro e manifesto o que estou sentindo sem pudor algum. Isso é muito ruim, reconheço, e o meu maior defeito se tornou esse: ser exigente demais.


Somando com as pressões diárias de trabalho e problemas de doença na família, esses fatores descarregam um peso colossal em qualquer costa alheia. Ouvi sempre de muita gente que me cobro demais, porém, trago esse perfeccionismo comigo como mola propulsora para vislumbrar novos ares e fazer algo de fato bem feito.


As frutrações acontecem sim, sem dúvida. Não fujo delas. As reconheço até, mas como sei que esse sentimento cabisbaixo é passageiro não me aflinjo. Sei o que já conquistei, e sei ainda mais que tudo tem o seu tempo. O velho senhor chamado tempo é encarado de forma independente para cada ser humano. Não posso me apressar.


O legal destes momentos macambuzios é que colocamos a mão na consciência, refletimos, repassamos nossos planos, desejos e ideais. Evidentemente instantes de solidão nos ajudam a sair do momento deprê. A mente flui melhor. Mas a palavra amiga é também um combustível fundamental para tirar a tristeza do coração.


O certo é que tudo passa. Momentos felizes, tristes, eles vão e vem. Devemos é saber lidar com eles. Reconhecer que eles são efêmeros e não podemos deixar que o baixo astral fixe raízes. Apesar de admitir que sou um pouco rabugento, marrento, mau humorado, tenho lá minhas virtudes também. Mas lembro bem que não era assim. Tornei-me assim. O motivo não sei, mas não gosto de ser assim. Já é outro passo.


Mudar? Dá, dá pra mudar, mas como? Transformar hábitos, cobrar-me menos, é um processo tortuoso, lento e conflituoso. Mas todo fim tem lá seu começo, portanto...mãos a obra!!!

Um comentário:

  1. Vc de mau humor... uiiiii... é fogo mesmo viu!?!?! Mas não tente mudar. Vc é assim, nós sabemos e gostamos mesmo assim!!!!! Bote o sorriso no rosto e vá aproveitar o fim de semana!!!!

    Beijo

    ResponderExcluir