quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Menos anjinhos no céu


Qualquer pessoa poderia pensar que pode ser uma simples marca de propaganda governamental. Mas quando o assunto mexe com a preservação da vida humana, merece louvor. Em 1998, Alagoas ostentava o penoso status de pior Estado da Federação, pois abrigar no município de São José da Tapera o maior índice de mortalidade infantil do país.


Tanto que em idos de 2001, o então ministro da Saúde, José Serra, acompahado do também então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, deu ponta pé aos programas assistenciais do governo federal. Mas o que venho ressaltar aqui é o marco alagoano de não registrar morte alguma de crianças menores de um ano em 14 municípios.


A intenção do governo federal é reduzir o índice de mortalidade infantil em 10% nos estados. Caso Alagoas continue com esse desempenho, a redução deve chegar a 30%. Quantificando em números, são 200 vidas de crianças poupadas.


Como falei no início, não quero aqui puxar a sardinha pra ninguém, muito menos fazer média, mas há de se reconhecer o trabalho de combate à mortalidade infantil. Espero que essas políticas persistam para que ainda menos crianças virem anjinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário