terça-feira, 20 de outubro de 2009

Jornalismo de verdade (nem tanto....)


Para quem curte um bom suspense, uma trama engenhosa e inteligente, por favor, não deixem de assistir Intrigas de Estado. É uma lição de jornalismo. Claro, quem é da área, tem o diploma da academia sabe como funciona, e sabe mais ainda que o modo jornalístico americano é bem diferente do nosso brasileiro.

Lá o sensacionalismo reina, e não ligam muito para o respeito com as fontes, e muito menos com as amarras que uma boa matéria exige. O filme não é nenhum longametragem 'b', com um elenco de primeira, o gladiador Russell Crowe; e Ben Affleck, mostrando que é ator de verdade, duelam numa rede de intrigas muito interessante.

Corrupção corporativa e política, assassinato, traição e sexo, é tudo que se espera de um suspense bem armado. Mas o legal do filme é acompanhar a construção de uma matéria investigativa sobre o assassinato de uma assessora parlamentar, que inventa de ter um caso com seu patrão. Pensa na complicação, ou diria...conspiração??!!! Só vendo pra dizer...rsrsrs

Destrinchando a história, Cal McAffrey (Crowe), descobre os podres estatais americanos, vinculados, é lógico, a armas, mercenários, empresas particulares de segurança, terceirização da segurança nacional e externa, enfim. É um emaranhado que até o diabo queria aprender como se faz.

As interpéres, as consequências e como se cria e se fecha uma matéria jornalística. É isso que o filme mostra, e certamente, apenas os jornalistas com diploma na mão conhecem tal trâmite, não os candidantos à canetinha que acham bonito apenas seu nome impresso em P&B. Jargões jornalísticos, a situação da categoria entregue aos empresários sedentos por vendas. Tudo isso tem na película.

O diretor é o mesmo do aclamado O Último Rei da Escócia, Kevin MacDonald. Intrigas de Estado traz ainda no elenco Helen Mirren (A Rainha), e a já ex-novata Rachel McAdams, mostrando que tem lugar na janela das estrelas de Hollywood. Vale a pena....

Nenhum comentário:

Postar um comentário