domingo, 4 de outubro de 2009

Exemplos da História

Sempre fui fã de história, e dentre as histórias que curto conhecer são os atos heróicos que personagens se arriscam em nome da vida humana. Dois casos que listo aconteceram durante a 2ª grande guerra. Tuvia Bielski e Oskar Schindler, ambos os nomes representam liberdade para centenas de judeus, que fugiram do horror e da insanidade nazista.



O feito de Schindler ganhou exposição em 1993, quando Liam Niesen reviveu os momentos de tensão e de bravura do empresário que selecionava judeus para trabalhar em sua fábrica de panelas. O que os sádicos alemães desconheciam era que Oskar Schindler dava abrigo e fuga para centenas de judeus da Cracóvia.



Ninguém podia desconfiar que Schindler, um ex-militar polonês e muito influente na SS, poderia ser esperança de redenção daquele povo tão sofrido e perseguido pelo ódio de Hitler. Entre 1939 e 1941, o empresário salvou da morte mais de mil judeus.



De um modo diferente, mas com o mesmo intuito, Tuvia Bielski, um ex-militar bielorusso, começou sua cruzada contra a suástica nazista em 1941, quando o exército alemão invadiu a Polônia. O longametragem Um Ato de Liberdade é uma biografia deste momento vivido nas florestas da Bielo Rússia. Tuvia e seus irmãos, Zus e Asael, montaram uma milícia armada após a morte de seus pais, assassinados friamente pelos homens da SS.



Em primeiro momento, a 'otraid', a milícia armada, era composta pelos irmãos Bielski e mais dois judeus. No auge do movimento eram mais de 1.200 judeus protegidos e organizados em uma comunidade fincada nas montanhas frias do Leste Europeu. Os irmãos se aliaram ao exército vermelho, mas perceberam que o camaradismo do partido era para poucos, pois em um momento de forte ataque contra o quase indefeso grupo judeu, os vermelhos bateram em uma covarde retirada.



Tuvia e seus 'manos' lutaram até o fim da guerra e venceram as investidas alemãs. O nome de Tuvia ecoava pelos países daquela região. E assim como Schindler, transformou-se em sinônimo de liberdade e salvação. Eles foram exemplo de combate à identidade ariana defendida por aquele baixinho de bigode mal feito.



Fato inusitato: os Bielski ganharam reconhecimento histórico pelos feitos bélicos, mas seus herdeiros fincaram raízes na música clássica.



Dois personagens que os livros esqueceram, mas o cinema fez questão de divulgar seu legado de respeito a vida e aos valores humanos. Recomendo: Um Ato de Liberdade( 2009) e A Lista de Schindler(1993)

Nenhum comentário:

Postar um comentário