quinta-feira, 28 de abril de 2011

Edição: a cereja do bolo


Não se enganem que ficar sentado numa cadeira diante de uma ilha de edição ou apenas de olho no computador mexendo ali e acola é fácil e relaxante. É estressante, disso não tenha dúvida. O editor é um privilegiado, é verdade, mesmo assim a responsabilidade é enorme.

Tudo aquilo que você vê publicado nos jornais e nas emissoras de tv passam obrigatoriamente por uma edição. Sites nem falo, não conheço um que passe por um crivo mais exigente, daí se vê o número de erros no jornalismo online.

O bom editor deve ter pleno controle da norma culta da gramática portuguesa e acima de tudo deve lapidar a matéria para que ela fique a mais aprazível possível. Que até o mais simples leitor ou telespectador possa compreendê-la sem dúvida alguma.

Quem se habilita a ser editor prepare-se. Você será odiado por muitos e incompreendido por outros. Só os profissionais mais bem resolvidos na profissão entendem e aceitam a função do editor. O profissional deve excluir os erros de português, as frases sem conexão ou com ideias vazias. Cortando aqui, cortando acolá, ajeitando um termo, tirando, acrescentando, nessa historinha um texto inteiro pode ser refundido - uma humilhação para o escriba.

Dizem que o bom editor tem um excelente texto, pois ele sabe dos caminhos, dos formatos e modos de comunicar com prestreza. Com o tempo, o editor começa a conhecer as manias e os vícios de linguagem, além dos erros aprendidos ou mal adaptados pela faculdade. Ele conhece cada texto sem precisar ver o nome dos autores. Isso no meu entender, não é legal. Para mim, cada matéria tem uma história e conta histórias diferentes, em nada textos do mesmo assunto devem se igualar ou se assemelhar.

Ao editar, o profissional de jornalismo dá um toque final ou refaz a matéria, caso ela precise. Mas não rotulem os editores como super homens ou mulheres maravilhas da perfeição. Eles são passíveis de erro perfeitamente, porém o equívoco dele é mais perceptível, por isso a responsabilidade é gigantesca. Cuidado jovens foquinhas que vislumbram a edição. É vital que eles tenham tido uma boa passagem pela reportagem, ajuda bastante.

P.S.: o post de hoje foi a pedido de uma leitora...Fique a vontade, Natália!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário