sábado, 23 de abril de 2011

O esporte do malandro


Sinuca, bilhar, snooker. Aparentemente são idênticos esportes. Mas vamos lá. O bilhar é o nome genérico para os jogos que são realizados em cima de uma mesa com bolas e tacos. A sinuca é justamente um desses jogos, e é a mais difundida no mundo, em particular no Brasil. É aqui nos botecos brasileiros que a sinuca se transforma no esporte oficial do malandro.

A destreza, a firmeza, e o talento em bater na bola são fundamentos básicos para o autêntico malandro. Na mesa de tapete verde são travados duelos onde a concentração e a precisão são decisivos. Mesmo assim, isso não impede que os desafiantes tomem entre uma tacada e outra um gole de uma ‘branquinha’ ou de uma loira gelada.

Existe toda uma técnica para pegar um taco e por meio da bola branca encaçapar as demais bolas coloridas. Primeiro é como apoiar o taco na mão. Alguns usam o polegar erguido para dar sustentação ao taco, outros, o espaço que existe entre o polegar e o indicador. Varia de jogador pra jogador, onde ele sentir mais conforto, dê a tacada – o mais forte possível.

Porém, os jogadores clássicos preferem o jeito, nada de força, ela é necessária as vezes, entretanto na maioria das vezes a jogada exige talento e jeito. Paciência para pensar e arquitetar a jogada têm que existir. Olhar, calcular, mirar, sentir a força do taco, tudo isso conta nos instantes pré-tacada.

A tacada deve ser certa, mas logicamente depende de onde você quer pôr a bola. Se quiser dar um efeito nela e fazer com que ela volte, é preciso dar em cima da bola branca e com força, tirando o taco. Se quiser usar a ignorância, nada de dar na base da bola, sempre no centro e com firmeza.

O esporte praticado em todo o mundo envolve os jogadores, sejam um solitário, duplas ou quartetos, o que importa é se divertir. Ele ajuda a dosar sua paciência, focar em seus objetivos, criar estratégias, além de ser um excelente passatempo, é a marca registrada da boa boemia, da esbórnia e de tudo aquilo que uma boa noite de farra representa.

P.S.: Nem comento os fetiches das mesas de bilhar....huummm aquele tecido verde...hhuummm

Nenhum comentário:

Postar um comentário