quinta-feira, 21 de abril de 2011

O dia em que conheci Brasília


Era um dia ensolarado na capital federal quando eu desembarquei no Aeroporto JK. Lá me esperava um senhor meio estranho de nome Getúlio. Admirador de José Arruda, ex-governador distrital preso por corrupção -, ele dirigia uma antiga pick up Chevrolet. Recepcionado por ele, logo se dispôs a me mostrar Brasília, ou pelo menos parte dela.

Eu já conhecia a capital federal antes, mas nada mais que o Plano Piloto, Esplanada dos Ministérios, Congresso Nacional e só. Mas ai comecei a conhecer algo mais... Fiquei em uma pousada que seu Getúlio mantinha. Logo, logo descobri que este estilo de empreendimento é irregular no Distrito Federal. Maior roubada...

Já andando pelas ruas, vi que morava perto da Torre, ponto turístico do DF, shopping Pátio Brasil – foi minha segunda casa por muito tempo, e de meu local de trabalho, o prédio onde se situa o Escritório de Alagoas em Brasília. Todos os estados mantêm suas representações no DF para abrigar governadores e secretários em suas idas ao Planalto Central.

Vi também que na cidade só se respirava o aniversário da cidade. Mais tarde na Esplanada dos Ministérios era a vez de uma porrada de dupla sertaneja se apresentar, além de Skank, Asa de Águia e Claudia Leitte. Nem fui...sozinho, num lugar que não conhecia ninguém...fazer o que?

Nas semanas seguintes pude conhecer melhor a cidade. Lago Paranuá, ponte JK, Catetinho, outras áreas do Plano Piloto, Catedral Dom Bosco, o trânsito, o frio, os relâmpagos do Cerrado...por aí vai.

A única coisa que me traumatizou de Brasília foi a saudade que sentia de minha terrinha, mas tudo bem. Todo mundo sente. A cidade é linda, tem seus problemas, como todas as demais cidades do planeta. Tem muita oportunidade de emprego e cursos. A moradia é cara, mas a diversão é garantida. O fim de semana é um marasmo. Quem fica por lá, morre de tédio, pois todo mundo volta pra seu estado de origem e dá no que dá.

Recomendo por demais Brasília, e neste 21 de abril, a capital federal completa seus 51 anos, com cara de 20. Visite o lugar, vocês verão muito mais que corruptos e prédios. Brasília é muito maior que tudo isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário