domingo, 24 de abril de 2011

Por que os homens mentem?


A pergunta paira sob o mesmo mistério “De onde viemos, pra onde vamos?”. É bem por aí... A peça teatral baseada no livro de Luis Fernando Veríssimo – 'As mentiras que os homens contam', leva aos palcos o que o escritor gaúcho colocou em palavras. Eu li o livro e certamente se você ler vai dar muita gargalha, mas se pegar vir alguma semelhança com algumas situações sua, por favor, guarda o segredo.

A peça não chegou nos teatros nordestinos mas não vejo a hora de chegar para me divertir com a encenação da Cia. Nós Mesmos. Muito bom. Mas vale a pergunta. Por que os manos mentem tanto, eis a questão. Bem, se alguém descobrir morre no mesmo momento. O segredo de Estado não deve ser conhecido, muito menos divulgado nem por decreto ou ordem papal.

Pô, não apenas os homens, mas as mulheres também mentem por puro instinto de sobrevivência. Seja por que chegou tarde no trabalho ou por que esqueceu de enviar o relatório pedido pelo chefe. Esqueceu o celular desligado. O pneu do carro furou – essa é velha.

Mentaliza: a bruaca de sua amiga de trabalho chega com um vestido horrível, aí vem logo com aquela pergunta.....”Ficou legal?”.....putz!!!! E aí, ou você mente ou ganha uma inimiga fidigal. Aí você está diante da balança e percebe que as guloseimas a mais te renderam muitos quilinhos extras, aí você mente pra si mesmo: “começo um regime segunda-feira”.

“Bem, meu pênis tem 30 cm”.....é o mentiroso contador de vantagem. Ou se não tem aquele que conta vantagem. “Eu estudo na Ufal de Pernambuco...” – Caso real, eu presenciei. “Eu ganho tantos mil”, quando na verdade o cara nem empregado é. “Eu errei”, ouvir isso de um macho é quase que ver pé de cobra. Enfim, a mentira está empregnada em nossa cultura, em nossa alma e dependemos dela pra continuarmos vivendo. Triste, né? Mas é vero, gente. Qual foi sua mentirinha de hoje? Todo mundo tem uma seleção de pequenas mentiras, mas cabe ao cidadão perceber o limite de tal falta da verdade. Chega, né.

Seja ela benéfica, dolosa, vingativa, maliciosa, de que natureza seja, um dia ela aparece....será?

2 comentários:

  1. ei cara muito bom seu blog, estou seguindo já, se puder segue o meu:

    http://comentariocriticoo.blogspot.com


    ei se puder tbm divulga meu blog no seu blog que eu divulgo o seu no meu . pode ser ?

    ResponderExcluir
  2. Pode deixar Carlos, já estou seguindo e qdo puder estou divulgando...

    ResponderExcluir