quinta-feira, 14 de abril de 2011

ôpa...errei!!!


Já pensou se a moda pega? A manchete do site Comunique-se traz uma iniciativa polêmica. Jornalista acusa Folha de S. Paulo de humilhar profissionais ao divulgar nomes de repórteres em "Erramos". O texto de Renan Justi apresenta uma prática que acontece desde março deste ano no jornal.

Segundo a matéria, cerca de cinco jornalistas foram prejudicados com a iniciativa. Na coluna "Erramos", a Folha mostra o erro e o nome do respectivo profissional. Lamentável e repugnante. Além de ser um desrespeito com a classe, a pubilicação dos nomes dos jornalistas soa como uma punição pela falha no processo de apuração.

A matéria do Comunique-se ainda levanta a postura de um advogado trabalhista que avalia como "desrespeitosa" a atitude do periódico. Não é pra menos, né gente. O cuidado no trato com a informação deve ser diário, constante e deve ser inserido na alma do jornalista. De certo que tem muito profissional por aí 'desligado' e deixa escapar um nome errado, números confusos, que não batem, enfim. Tudo pode acontecer.

A concentração no que se faz deve estar no sangue do profissional de comunicação. Mas imagine se isso vira lei nas redações? Nooouuusssaaaaaa, muita gente ia pensar duas, três ou quatro vezes antes de escrever uma linha errada. Infelizmente, nos casos dos sites jornalísticos, a pressa fica como desculpa. Mas não concordo! Atenção e alerta sempre! É fundamental ficar atento sobre o que se escreve e como se escreve.

Nós lidamos com vidas e nossas informações norteiam o rumo desse povo, porém sou contra esse tipo de 'punição', é mais interessante uma conversa reservada entre jornalista e seu chefe. E só! Qualquer ação que exponha o profissional ao ridículo ou a degradação moral deve ser expurgada.

Maaaaasssss como todo cuidado é pouco.....cuidado pessoal. Abram o olho....!!! Vai que pega...

Nenhum comentário:

Postar um comentário