terça-feira, 22 de março de 2011

Outro convite ao relaxamento


A Globo começou a exibir as chamadas da nova novela das 18h. Cordel Encantado tem cenas gravadas na região do Cânion alagoano do Rio São Francisco. Uma região simplesmente deslumbrante como a foto aí mostra. Estive pela primeira vez na região em 1993, visitando a quase recém-inaugurada Hidroelétrica de Xingó.

Depois de outras visitas ao decorrer dos anos, minha última aparição por aquelas bandas foi em 2009 e passei uns quatro dias no Xingó Parque Hotel. O elenco da nova novela vai desfrutar daquelas paisagens que custam sair da nossa memória.

Aquela água morninha pra curar do causticante sol sertanejo. Seduz também o cenário que rodeia. As estruturas rochosas do cânion, a quantidade de água acumulda que contrasta com a aridez do semi-árido. A caatinga é abundante, galhos secos e vegetação rasteira fazem a gente pensar em como o ser humano pode sobreviver num território tão hóstil.

A beleza rústica da região foi desbravada por cangaceiros e pela nobreza. Ali por perto foi onde Lampião foi morto e Dom Pedro II conferiu pessoalmente a viabilidade de navegação do Rio São Francisco, no século XIX. Aproveitando o potencial turístico local, o governo estadual lançou o roteiro "Caminhos do Imperador" que refaz os passos do imperador em sua intrépida viagem.

Mas parece até benção divina. Você anda meio mundo num calor desgraçado. A aridez é quase total. Só se vê aquela vegetação seca e sem vida. O amarelo manga e o 'marrom burro-quando-foge' são predominantes. Quando as esperanças já se foram....surge o rio...majestoso, lindo, caudaloso, tranquilo, enfim...dá uma vontade doida de dar um estibungada nele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário