segunda-feira, 28 de março de 2011

Cartas na manga

Hoje o nosso diário de bordo toca num assunto que mexe com todos nós. Vamos aos fatos...na sexta-feira(25) fui fazer a cobertura jornalística da inauguração do Centro de Moda da cidade de Murici, Zona da Mata alagoana. Antes de chegar lá, eu e minha equipe tivemos que passar por um cerco feito pelos desabrigados das enchentes de junho último. Eles ainda aguardam a conclusão das moradias prometidas pelo governo estadual.

As casas estão sendo construídas, porém a espera completa quase um ano. A reivindicação é justa e o bloqueio foi feito para chamar a atenção para seu problema e assim pedir exigilidade no processo. Após a estrada reaberta, ficamos aguardando a chegada das autoridades.

Quase ao mesmo tempo chegam: governador Teotonio Vilela; senadores Renan Calheiros e Benedito de Lira; deputado federal Renan Filho; vice-governador José Thomaz Nonô; deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa Estadual, Fernando Toledo. Citei cada um para destacar a bomba que o senador Renan soltou na última sexta.

A informação caiu como uma bomba atômica mesmo. Foi tipo assim...você já deve ter perguntado a alguém sobre um assunto e o cidadão respondeu outra coisa que você nem mesmo tava querendo saber na hora, mas a notícia rendeu. Foi mais ou menos assim! Renan tava lá discursando falando sobre a importância do Centro de Moda e gritou pra quem quisesse ouvir que estava apoiando o prefeito de Maceió em seu problema com o Ministério Público Estadual.

As palavras do senador ecoaram e fizeram com que todo mundo olhasse um para o outro e dissesse: Como? O zun zun zun foi geral. Isso por que ao seu lado...os tucanos Toledo e Teotonio devem ir pras prévias do partido para decidir entre o deputado federal Rui Palmeira e o neo-tucano Marco Fireman. Nonô um dia antes tinha lançado, segundo sites, o nome do deputado estadual democrata Jefferson Morais. Ahhh, ainda tem o deputado federal Givaldo Carimbão.

E logicamente, bocas miúdas falam também da possibilidade de Renan Filho trocar de domicílio eleitoral para a capital. É muito cão pra pouco osso. Todo mundo querendo o comando de Maceió para planejar os caminhos do Palácio República dos Palmares.

A notícia do apoio velado de Renan à Cícero ecoa desde então e ainda vai se ouvir muito sobre isso. A bola prensada não saiu dos pés dos dois jogadores em questão. Teotonio e Renan podem até esboçar uma reaproximação - acho improvável - mas o racha é inevitável. Na saída da solenidade...um pra lá, outro pra cá, e tudo continuou como antes.

Não precisa ser vidente, nem cientista político para vislumbrar uma das mais disputadas corridas eleitorais dos últimos 30 anos.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário