quarta-feira, 16 de março de 2011

Informação local é isso

O avanço da rede mundial de computadores nos confins do interior brasileiro leva as pessoas uma gama informações tamanha que os neo-internautas não estão prontos para usar e reverter esse uso em benefício. É que grande parte das pessoas que usam as lan houses, seja no interior ou na capital, a utilizam para ver Orkut e papear no Msn. Twitter e Facebook ainda não são tão badalados por esse público.

Vendo esse grande filão de mercado, as pessoas de visão começam a abrir portais, sites e blogues para munir esses cidadãos com informações locais. Somos muito carentes do que acontece em nossa rua, esquina, em nosso bairro, enfim, a tal da informação local fica tão distante quando sentamos diante de um computador. Se brincar ficamos mais antenados no que acontece do outro lado do mundo do que ai perto da praça de sua cidade.

É então que fui pego de surpresa com uma iniciativa primorosa. Em Satuba, município da região Metropolitana de Maceió, cidade onde nasci e me criei, jovens lançaram o http://portalsatubaemfoco.blogspot.com/ .

O blog fala sobre o que acontece na cidade. Noticia os fatos, ações da prefeitura local, matérias do cotidiano satubense, enfim, o internauta agora tem acesso a informações que só conheceria por meio da fofoca da praça, do senadinho, ou por um ou outro. Espero que outros municípios sigam o exemplo e criem suas maneiras de dar visão as coisas que acontecem por aí.

Torço para que a equipe responsável fique atenta aos interesses que vão despertar, os amores e o ódio que podem provocar. Saibam aceitar críticas construtivas e tenham humildade em aceitar quando seus erros. A web nos leva a caminhos que apresentam uma comunicação salutar e do bem, porém do mesmo modo as atitudes podem proporcionar prejuízos sociais e morais irreversíveis. É o lado podre da internet. Como tudo no mundo, existe o bom e o ruim.

Não podemos confundir verborragia com textos jornalísticos. Para que isso não aconteça, aí estão as leis gramaticais, as leis que regem a imprensa, a ética, o respeito, e o zelo com a informação. Escrever é muito bom, porém assumir os erros dos maus escribas é algo para poucos.

Portanto parabenizo aos responsáveis pelo blog e boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário