terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Valeu Boi



Esporte no Sertão nordestino atende por outro nome: vaquejada. De certo que o futebol ainda é a ocupação esportiva predominante, mas o sertanejo do brejo mesmo curte é a pegada de boi entre os espinhos da vegetação seca do Semi-Árido brasileiro.

A vaquejada para os leigos é um esporte onde dois camaradas montados em cavalos velozes têm uma pista enorme para tentar derrubar o boi. De preferência, a dupla deve preparar o gado, tanger, e o puxador deve derrubar pelo rabo o animal numa faixa de pelo menos dois metros riscada de um lado a outro da pista.

A dupla de vaqueiros funciona da seguinte maneira. O bate esteira, que pega o rabo do boi inicialmente e o passa para o puxador, serve como o meia ofensivo do futebol, que prepara tudo. Já o puxador funciona como o artilheiro goleador, aquele cara que chama a atenção de todo mundo, é dele a responsabilidade de derrubar o animal no local certo.

Essa performance da dupla é avaliada pelo juízes da competição. De zero a dez, eles são avaliados. Mas existe o tradicional: “zero boi”. É quando ambos não conseguem o objetivo final da disputa. Não derrubam o boi. Já o dez fica por conta do 'valeu o boi'...

Cada corrida vale uma ‘senha’ paga geralmente aos organizadores do evento. Tem gente até que abandona o páreo por falta de din din, é natural. Mas como atualmente, grande parte dos competidores é patrocinada por grandes fazendeiros ou seus filhos, claro, é rado acontecer. Existem casos até de empregados que se unem em dupla com os herdeiros da fortuna e fazem carreira por aí a fora. Tudo pelo esporte.

Quem acompanha vibra e curte, e quem não entende fica olhando, é fácil entender. Neste mês de janeiro, o Circuito de Vaquejadas Alagoano tem início. A cidade de Atalaia, na Zona da Mata, dá a largada. Parques de todo o estado participam: União dos Palmares, Viçosa, Arapiraca, Santana do Ipanema, Pilar, Capela, enfim.

Claro, os municípios pequenos também realizam o evento, mas de modo mais contido e menos pomposo. Os prêmios, que geralmente são carros, motos, dinheiro, em vaquejadas menores, são reduzidos a quantias em dinheiro e só.

Sou fã, ainda menor tentei me aventurar puxando esteira, mas não deu. Deixo para os mais hábeis. Limito-me apenas a ficar olhando de longe.

2 comentários:

  1. Ah Cadu, quem entende bem disso é o vereador de Maceió. Nas palavras dele: "Gosto de boxe e do Tyson, mas meu esporte é a vaquejada".

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. É mesmo, amiga...kkkkkkkkk
    Ainda bem que não sou do tempo dele...já pensou como ele iria comemorar a cada boi derrubado ou não derrubado?
    kkkkkkk

    ResponderExcluir