terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Tá feio!!!!


Relutei em escrever tal post por um tempo, até por que toda a mídia mundial voltou os olhos para o pequeno país da América Central e todo dia tem alguma novidade sobre os desdobramentos da tragédia haitiana.

Do quase hecatombe até a selvageria por comida que hoje testemunhamos nos jornais, muita coisa ruim já rolou. E ainda vem mais. O básico para a sobrevivência humana não é garantido em meio as ruínas que o Haiti está afundado. A situação já ultrapassou o estágio de extrema gravidade a tempos, mas os médicos sanitaristas advertem: o pior ainda está por vir.

Com o tempo, o odor exalado dos mortos, as valas comuns, além do já não existente saneamento básico, tudo isso vai maximizar a infecção de muitos por doenças hídricas ou outras moléstias. A fome, a falta de medicamentos, ausência de água potável, putz...é muita tragédia pra um lugar só.

Ouvi um lance aí que num sei se é verdade. Um tal reverendo norte-americano levantou uma história que os libertários haitianos para ficarem independentes do julgo francês, há pouco mais de cem anos atrás, fizeram um pacto com forças ocultas.

Quem sabe a história e a fama do Haiti, sabe bem que o país era rico em cacau, recursos minerais, tinha um forte comércio nas antilhas. Era próspero. E após o período colonial francês, o país se afundou numa crise sem precedentes, com guerra civil, fome, miséria. A fama do Haiti é ser um país cheio de crenças religiosas, mas o que fortemente se destaca é a medicina negra, ou como conhecemos, magia negra africana, vudu, essas coisas.

De acordo com o relato do fulano reverendo, o sofrimento do povo haitiano se deve a um castigo divino por ter feito tal acordo com essas forças do mal. Bem, aí quem sustenta isso é o camarada lá dos 'Estates'. Quem sou eu lá pra contestar ou assinar embaixo.

Apenas rezo por dias melhores para aquele povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário