sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

De quem é a culpa?

A liberdade de expressão é uma manifestação estupenda, porém, nem todo mundo está preparado para encarar ela. Aqui em Alagoas o que bomba na internet são os sites de notícias locais que noticiam a carnificina do mundo cão. O povo gosta de ver sangue e atrocidade.

Porém, o que incomoda não são as matérias que relatam homicídios, assaltos, sangue, tragédia. É chata a burrice alheia. É de perplexidade sem tamanho que acompanho os comentários de cada internauta. Muita ignorância, e insinuações tão brutais quanto os acontecimentos relatados na matéria em si.

Todavia há muito mais do que um caos social relatado diariamente. Existe a falta de educação, leitura e senso moral mesmo de muita gente. As acusações culpam pessoalmente o governador Teotonio Vilela. “A culpa é dele”, tem gente que diz.

Eu teria mais cuidado em acusar alguém assim. É muito fácil e cômodo acusar sem embasamento, sem conhecimento. Tem camarada que só tem computador para ver Orkut e bater papo no msn.

Certa vez vi um sociólogo tentando explicar o boom social em cidades que chegam a 1 milhão de habitantes- Como Maceió está passando. Os bolsões de pobreza estão explodindo, os jovens não têm trabalho. Mas venhamos aqui e falemos a verdade. Tem muita gente que não quer é estudar mesmo, muito menos trabalhar. Eles querem é ganhar dinheiro fácil, ganhando sentado em casa.

Não podemos mais mascarar a verdade. Enquanto existem jovens que clamam por uma vaga na escola, tem galerinha do mal por aí que não tá nem aí, até os próprios pais, eles mesmos tiram seus filhos das escolas e os põe nas ruas para ganhar mais dinheiro – por que ainda existe o Bolsa Família para dar dinheiro...afff!!!A frequência, ele falsifica.

Teotonio Vilela teve o azar de governar Alagoas numa época tão nebulosa. É gente demais em Maceió, os grotões estão arfando de gente ociosa e marcadas pela chaga da “nóia”. Agora outra coisa...emprego tem. Apenas de fábricas que estão se instalando no estado são mais de 40.

E essas fábricas estão pegando gente pra trabalhar nas mais simplórias ocupações: carpinteiro, pedreiro, servente, vigilante, e outro mais. Ainda tem os hotéis, são mais de 20, que também empregam outras centenas. Lembrem que a cada obra dessa, só na construção civil esse número duplica. Só não trabalha quem não quer. Os balcões de emprego estão aí...

Aí você vai numa grota dessa e pergunta: “o que você faz?” A resposta é silenciosa. Estudar não quer. Ele quer é assaltar, roubar, por que no capitalismo salvagem se você não tem, vai pegar. Gente, o mundo é cão. E o ser humano é quase que programado. Ele não é originalmente bom, nem originalmente ruim. Depende do meio em que vive. Oportunidade tem.

No início desta semana, o governador foi ao bairro do Clima Bom, periferia de Maceió, e lá os moradores não sabiam que tinham tantas oportunidades em Alagoas. Também, como saber? Os jornais não publicam, por que se publicar privilegiam o Governo. Segundo, o povo não lê mesmo. Terceiro, se o Governo investir em comunicação é dinheiro supérfluo. Aí fica difícil. O povo não sabe. Só os carinhas que estão ligados nas obras e estão aí hoje com carteira assinada. Pois todo mundo está ligado nos programas policiais.

E mais, vejo muitos comentários falando sobre as polícias. É outra gargalhada revoltosa. Cerca de 80% das polícias militar e civil é corrupta. Eles estorquem, roubam, matam. Isso é fato. Eles mesmos é que tem o crime nas mãos. Em governos anteriores, integrantes do Sindicato dos Policiais Civis comiam na mão do Estado, por ocupar outros cargos dentro da Direção da Polícia Civil.

Outra, policiais civis sempre estão envolvidos em assaltos de carga, assim como os militares. Em seguida, quando ligam as luzes da imprensa, eles são os mocinhos. Se reclamam por falta de carros, bem, em 2006 eram apenas 47 carros para policiar Alagoas inteira. E agora? Como fica? Nas ruas de Maceió e nos municípios, circulam mais de 200 veículos. Outros 150 estão fechando o pacote para a Segurança ainda este mês. E agora?

Armamento eles têm. Munição também. Coletes, todos novos. E aí? Contratar não pode, a Lei de Responsabilidade Fiscal não permite. Se contratar, o governador é preso. E aí? É investir na inteligência da Polícia. E a prova ta aí: todos os dias os sites noticiosos publicam prisões e mais prisões. Se as polícias não prendessem.....???

Aí muitos falam ou sentem falta de delegados velhos, arcaicos, corruptos e valentões. Bem, esse tipo de gente só defende os poderosos endinheirados, como era anteriormente, quando os delegados eram indicados nos municípios por questão política. E agora?

O crime existe. Ele é inato na sociedade. Os tempos são outros. A sociedade é analfabeta. Sem lei, sem educação, sem cultura. Os hábitos devem mudar. Todo cuidado é pouco. Mas de um lado temos uma sociedade suja e decadente, seja por culpa dos políticos ou do próprio cidadão. Do outro lado, apenas Deus. Deputados, senadores, governadores, presidentes? Escolha seu alvo, cada um tem culpa, assim como você também tem.

Esse post ta muito chapa branca e revoltado. Blog também serve para desabafo. Leiam mais gente...leiam, informem-se. A maior arma é a informação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário