sábado, 23 de janeiro de 2010

Exemplo argentino


Tá publicado no portal G1: Brasil extradita militar que participou da Operação Condor. O coronel reformado uruguaio Manuel Juan Cordero Piacentini é acusado de participar da operação conjunta dos governos ditatoriais da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Chile, para caçar e torturar 'subversivos' nos anos de 1970.

Em agosto do ano passado o Supremo Tribunal Federal brasileiro autorizou a extradição do militar, conhecido na repressão por major Cordero, para responder por crimes de violação dos direitos humanos lá na Argentina. O juiz portenho Norberto Oyarbide vai interrogá-lo sobre o processo de violações e o julgará se merece ou não pagar pelos crimes cometidos por ele durante o regime de chumbo.

A defesa do militar atesta que ele foi beneficiado pela Lei da Anistia que serve para ambos os lados, os perseguidos e perseguidores, arquivando todos os processos judiciais.

Agentes da CIA infiltrados nos países que viviam sob ditaduras, por meio da alegação de afastar os comunistas da América Latina, treinavam os militares sul-americanos para torturar, sequestrar e matar supostos acusados por crimes políticos. Para os americanos não haviam fronteiras, as caçadas eram além das divisas de Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.

Militares brasileiros se cuidem....

Nenhum comentário:

Postar um comentário