quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A hora do troco


Quem se interessar pelos últimos 50 anos da história política alagoana, e deseja então compreender um pouco melhor quem é quem na Terra dos Marechais não deve deixar de ler A Vez da Caça - o marajá mais famoso do Brasil desvenda sua vida, do jornalista Joaldo Cavalcante. O livro conta o relato de vida de Mendes de Barros, o alvo escolhido por Fernando Collor para pregar a cruzada contra os funcionários públicos com salários mais graúdos.

O livro mostra que a realidade maquiada apresentada pelo então pré-presidente da República Fernando Collor, não era bem assim. A Vez da Caça expõe o outro lado. Ele dá ao público o direito de resposta de anos e anos de um suposto 'marajalato' de Mendes de Barros.

Categoricamente, o jornalista Joaldo Cavalcante descreve casos caricatos da vida boemia e política daqueles que fizeram a conturbada história alagoana recente. Governadores, deputados, assassinatos, irmãos Calheiros, senadores, Teotonio (pai e filho), Renan, Collor, Muniz Falcão, Sandoval Caju, ministros de Estado, presidentes da República em Alagoas, ditadura, em suma, um prato cheio para quem curte história, e a alagoana então....é muito pitoresca, não tenha dúvida.

Como procurador da Assembleia Legislativa do Estado, Mendes viveu nas entranhas do poder político de Alagoas por muito tempo, e com uma riqueza de detalhes afortunada, ele relata os passos dos poderosos e os seus - por que não - durante muito tempo.

Ainda estou terminando o livro, e hoje estou na página 245, onde Mendes de Barros conta como as pratarias do Palácio Floriano Peixoto sumiram, fala também sobre o Governo Geraldo Bulhões, e a rasteira que Collor deu no então deputado federal Renan Calheiros. É cada causo minha gente...não deixem de ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário