quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Cavaleiros do Sertão


Zé Amâncio com pixilinga em 1º lugar, Severino com Rosinha chega em 2º, e João das Cabras consegue a 3ª colocação com birutinha. Não, não, esse não é um grinde final da Fórmula Um 2010. Esse poderia muito bem ser o resultado final de uma das disputas mais radicais, animais e bem humoradas do Sertão alagoano. A corrida de jegue de Olivença já virou tradição durante as festividades de Emancipação Política da cidade.

Em minhas andanças por esse Sertão, estive em 2 de fevereiro de 2006, na pequenina Olivença durante mais uma Festa de Emancipação da cidade. E é aquela coisa, bem cedinho acontece o hasteamento do pavilhão nacional, todo mundo canta o hino, prefeito, vice, mulher, gato, menino, papagaio, bebum, o doidinho, enfim, toda a cidade. Você que é de interior também sabe bem, toda cidade tem um bebum de estimação e um doidinho. Sempre, e é fato.

Pois bem, quando é no final da tarde, o sol ainda reluzente lá no céu, começam a se perfilar os concorrentes da tão esperada corrida. Toda cidade está nas ruas para ver o páreo tão disputado. São uns quinze homens montados sem seus respectivos jeguinhos se amontoando na linha de partida.

É dada a largada. A rua é uma animação só em pleno sol a pino do Sertão. Calor de quase 40º na sombra. A empolgação toma conta de todos, desde os cavaleiros e a torcida esfuziante que acompanha a disputa lado a lado dos ‘pilotos’.

Gente, é muita gargalhada, é muito divertido, pode crer. A saga desses bravos cavaleiros foi contada pelo programa Conexão, da TV Pajuçara, naquele ano, onde trabalhei por um ano como produtor. Histórias como essa bem legais e intrépidas tínhamos aos montes. O programa acabou, mas existe aí uma ideia dele voltar. Quem sabe...rsrsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário