terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Vai começar - ou já começou?


Trincheiras formadas e já começou. Nem bem terminamos a primeira semana do ano e os palanques para as eleições 2010 começam a serem armados e artilharia pesada está dando as caras.

Sejamos claros. Teotonio Vilela, Ronaldo Lessa, Fernando Collor, Cícero Almeida, Renan Calheiros, Benedito de Lira, João Lyra, Heloísa Helena e Pinto de Luna. Eis listados os nomes mais citados para os próximos meses no noticiário político alagoano. O atual governador Teotonio Vilela, mesmo não admitindo oficialmente disputar a reeleição, corre como nome natural para seguir no Palácio República dos Palmares.

Do outro lado, Lessa, Almeida e Collor analisam a conjuntura política para se apresentarem no ringue eleitoral contra o governador tucano. Lessa não tem nada a perder. Atira impróprios para todos os lados. O ex-governador por dois mandatos tornou-se uma metralhadora giratória, mas seu alvo preferido é seu ex-aliado Vilela.

Almeida tem a preferência popular conseguida através do populismo furado e de fachada, porém não tem base e articulação política para concorrer sozinho ao governo. Talvez se ele saisse sozinho e rompesse com todos teria mais chances. Embora, o popular prefeito da capital alagoana tem nos ombros um fardo político: João Lyra. Apesar de seu dinheiro, JL tem um estigma de crimes e má fama junto à população.

O senador Fernando Collor como é de sua natureza vê tudo à distância e se articula nos bastidores para dar rasteira em todo mundo. E Renan Calheiros sabe bem disso. Quem conhece Collor sabe que ele não aspira confiança alguma. Se duvidar, o ex-presidente fica na indecisão na última hora e lança seu nome aos 45 do segundo tempo.

Benedito de Lira é outra raposa atenta e esperta. Reza para que o Palácio do Governo o lance para a vaga de senador. A outra vaga alagoana para o Senado é dita como barbada para a combativa Heloísa Helena, do PSOL.

Na espreita o astuto Calheiros rancoroso como ele só deseja a todo custo ver as costas do governador Teotonio Vilela, ex-melhor amigo de infância. O PMDB é como um vírus e sua ânsia por empregos no alto escalão dos governos que ocupa é corrosiva. Eles querem tudo e agora. Teotonio não cedeu e Calheiros ficou de mal.

Como dizem muitos caciques e pitaqueiros políticos, Teotonio sempre dependeu de Renan para se eleger, mas agora o panorama é outro. Nunca Renan dependeu tanto do tucano para se reeleger. Este ano o líder peemedebista corre sérios e altíssimos riscos de não voltar ao Planalto Central.

Até aceitar conversar com JL, Renan aceitou. A dobradinha maldita voltou. Ambos já se deram mal juntos e agora retornam a se abraçar. Só que Lyra ressurgido das cinzas, pois estava quebrado financeiramente, é dado como eleito em uma das vagas para a Câmara Federal. Vê se ele aprende a lição, pois na legislatura 2002-04, ele foi o deputado federal mais ausente nas sessões da casa. Vai lá saber.....Pinto de Luna, coitado, é homem de palavra e de rentidão, porém nem o apoio do PT - partido dele - ele tem.

As fichas estão lançadas, mas não definidas. Conjunturas se formam nas cabeças criativas dos analistas políticos. Tem gente que acredita até numa dobradinha Teotonio e Cícero. Até Renan pode voltar choramingando para os braços de Vilela. Nunca duvide de nada na política. Assim como na Terra do Nunca ou no País das Maravilhas de Alice, lobo pode virar cordeiro e moçinho pode virar bandido da noite pro dia.

Uma coisa é certa: o bem volta a lutar contra o mal(É sempre assim)!!! Que a força esteja com o povo....

Nenhum comentário:

Postar um comentário