segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Salto alto no futebol


Um post de uma grande amiga minha me lembrou de um fato que presenciei em Maragogi, litoral Norte de Alagoas. A presença e o interesse da mulher no futebol é algo altamente salutar. Entender e praticá-lo com excelência é outra coisa. Brincadeirinha!!! É sobre este tipo de preconceito que venho falar.

Andando pela praia, vi uma cena que jamais tinha presenciado. Fim de tarde na praia é comum você ver garotos e garotas jogando futebol juntos...juntos? Jamais...e me surpreendi quando vi. Eram pelo menos três meninas disputando a bola entre os marmanjos. E em pé de igualdade. As garotas eram feras, driblavam, desarmavam, fazia gols, tinha até uma de saia. Muito legal.
Não se a cena foi inspirada pela atuação da alagoana Marta, mas fiquei muito feliz com a cena. Mostra que mais um tabu está no chão. Esporte é para todos, e por que não o futebol? Estamos falando do esporte mais praticado no mundo, amado e ovacionado por bilhões de pessoas.

Facilitar o entendimento do esporte mais popular do mundo é algo que acontece aos poucos. É muita tradição em jogo, além de muito dinheiro é claro. Quem se interessa entende e gosta, vicia. O futebol não é apenas para machões barbados, brucutus e sem inteligência. Nunca.

Futebol é esporte de inteligência, colocar uma bola onde você quer não é para qualquer um. Criar estratégias para anular a atuação de jogadores, muito menos. A magia do futebol é algo hipnotizante. Ele bem jogado, a elasticidade, os dribles, enfim. Fica difícil pra mim descrever tamanha paixão. Já fui contaminado na infância.

A presença de mulheres em campo e nas arquibancadas é extremamente positiva e importante. Não apenas para embelezar o espetáculo, mas para reforçar e incentivar a prática de esporte das mais diversas maneiras possíveis.
Voltando à Maragogi, uma das meninas me surpreendeu, pois a camarada além de ter roubado a bola do carinha, deu um ‘banho’ no sujeito e ainda fez o gol. É o talento brasileiro que não escolhe fronteiras. É bom, é lindo, é para todos.

Quem não gosta? Enfim, uma pena...perde mais uma emoção que a vida pode proporcionar.

Um comentário:

  1. É isso aí!!!!! E viva o futebol praticado pelas mulheres!!!! hehehehehe

    Beijoooo

    ResponderExcluir