terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Inimigos Públicos


Para quem conferiu Inimigos Públicos no cinema, parabéns. O filme é show. Conta a saga real do assaltante de bancos americano que fez carreira na década de 1930, John Dillinger. Bem, como fui um dos que assistiu o longa apenas em DVD seguem os comentários.


Para o amante de filmes dos anos 30, onde policiais e bandidos estão sempre engomados, bem vestidos e são ainda leais uns com os outros, e o tempo todo você ouve o zunido dos tiroteios intermináveis, é um prato bem cheio. Para mim, lembrou bastante o clássico Os intocáveis, de 1987. Salvo claro que o sucesso de Brian de Palma tinha no elenco monstros do cinema como Sean Connery, Kevin Costner, Andy Garcia e Robert de Niro - arrasando diga-se de passagem.


Inimigos Públicos apresenta como se formou o Birô de Investigação ( futuro FBI), e Johnny Depp, em excelente forma mais uma vez, duela com Christian Bale - que deixou de lado a pele do morcegão - para encarnar o lendário agente Melvin Pervis, um dos fundadores do FBI. De quebra o filme ainda traz no elenco a beleza da ganhadora do Oscar, Marion Cotillard (Piaff), um apagado Stephen Dorf, Giovanni Ribisi e Ali Later - fazendo pontas.


Depp dá vida à John Dillinger, um assaltante de bancos considerado o Robin Hood do século XX, pois ele apenas assaltava bancos numa época que os Estados Unidos estavam mergulhados na depressão econômica. A população culpava os banqueiros pela crise financeira. E Dillinger, como só roubava bancos, era um tipo de pop star, mas foi considerado pelo Birô como inimigo público n.º 1.


O filme apresenta também como Jonh Edgar Hoover, o grande fundador do FBI - tanto é que o principal prédio do Birô leva seu nome hoje - criou, consolidou e modernizou a instituição. Jovens agentes, e experientes xerifes do lado republicano dos EUA. E foi a caçada à Dillinger que justificava e serviu como base dos altos gastos de combate ao crime.


Assistam!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário