domingo, 6 de dezembro de 2009

Cine tragédia: atenção galera


Assistir 2012 nos cinemas não choca apenas pelas cenas aterrorizantes e catastróficas do fim do mundo, mas em especial para mim veio em meu pensamento a reação do ser humano diante da morte.


A película de Roland Emmerich dá vida a uma profecia Inca que prevê o apocalipse no ano de 2012, verdade ou não o filme leva a reflexão. Até quando a Terra suporta o modo que tratamos o meio ambiente? Aí num sei...mas as cenas do povo ensandecido me lembrou outro longametragem.

Caso o leitor imaginou outros clássicos do cinema tragédia como Inferno de Dante, Vulcano, Independence Day ou O Dia depois de Amanhã, se engana...lembrei do filme Ensaio sobre a Cegueira, de Fernando Meirelles. Por quê? O instinto de sobrevivência modifica o homem e o aproxima dos demais animais.

Até por que somos isso, somos animais, porém com polegar e raciocínio apurado – até que se prove o contrário. Enfim, ambos os filmes apresentam as barbaridades que o homem pode fazer quando se sente ameaçado. A possibilidade de perder a vida transforma-nos e provoca o nosso mais primitivo instinto de sobrevivência.

As cenas do longa de Meirelles baseado no homônimo livro de José Saramago são selvagens e apresentam até que ponto o ser humano pode ser cruel, justificando sua postura de acordo com o nível de ameaça avaliada.
Indico ambos os filmes...Ah, espero que os líderes mundiais, reunidos em Copennhague, tenham assistido 2012.

Um comentário: