terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Profissão perigo: pauteiro

Todo profissional deve passar por um batismo de fogo. Para muitos essa prova dos 9 é quando passamos pela pauta, pela produção. É onde tudo nasce, cria-se e planejamos as matérias futuras. Para ser um bom pauteiro é necessário estar antenado em tudo que está acontecendo ao seu redor é se ver realmente como um estudioso social.

Tudo aquilo que interfere na vida do cidadão rende uma boa pauta, o difícil é focar e passar esse interesse para o repórter. É legal sempe discutir com o colega de profissão para buscar um novo olhar sobre o assunto.

Por obrigação o jornalista deve estar bem informado, saber de tudo, o pauteiro deve estar um pouco além disso. Você chega ao ponto de ficar obssessivo, tudo que você vê na rua é motivo de pauta. Você tenta sempre olhar com uma visão crítica e exigente. O ponto de vista muda, ele agora parte da percepção da população.

Geralmente a boa pauta surge de uma pergunta, um questionamento que não pode deixar de ser respondido, e é essa questão que o repórter deve buscar. E não se preocupe, geralmente os pauteiros levam a alcunha de voadores, pensam demais, pra não dizer loucos ou ouvir aquele "Tá viajando, é?"...essa birra entre pauteiro e repórter existem desde que o mundo é mundo, acontece.

Em tempos de msn, orkut, facebook, twitter, e demais blogs a fonte da pauta se transferiu do clássico rádio para a tela do computador. Devems ficar bem atentos pois informações preciosas brotam por segundo nessa rede louca que é a internet.

Não podemos esquecer das fontes em diversos setores sociais, desde o mais simplório auxiliar até o alto executivo da empresa ou do órgão. Vale lembrar em que período do ano você está, as datas comemorativas, os períodos produtivos, utilidade pública, projetos, programas, interesses regionais....é uma gama ampla de assuntos que podemos abordar nos 12 meses do ano que basta parar pra pensar e articular o que desejas comunicar. É duro, fascinante e dá um trabalho......parabéns companheiros!

Um comentário:

  1. Me fala mais sobre a profissão? Faço jornalismo e me interessei por essa área e pela área de edição. Como eu sou um pouco tímida, acho que esse tipo de área do jornalismo é perfeita pra mim rs qualquer coisa meu email é natalia.ponse@hotmail.com MUITO OBRIGADA :)

    ResponderExcluir