segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Migração obrigatória

As aves têm o hábito de migrar em certos períodos do ano, assim como os caruaruenses (acho que é assim que se fala) vão em comboios à cidade de Maragogi em qualquer temporada do ano, principalmente no verão. Parece que o sonho de criançinha do povo de Caruaru (PE) é ter uma casa em Maragogi(AL).

Pessoal...vocês não tem noção de gente de Caruaru que vai à Maragogi no verão...é muita gente. Você roda pelas ruas e praias da cidade e só se vê placa de veículo da "Princesinha do Agreste".

A cidade é a mais populosa do interior pernambucano. Caruaru tem o comércio como forte precursor da economia regional. De acordo com registros do IBGE, a cidade tem 309.412 habitantes, atualizados em 2010.

Antigamente, Caruaru era uma imensa fazenda de gado de propriedade da família Nunes, de Bezerros, pela proximidade com a então paróquia dos Bezerros. Os Nunes, dizem os historiadores pernambucanos, são descendentes dos donatários das semarias que foram divididas as capitanias hereditárias ainda nos tempos do Descobrimento. Esse povo é antigo, viu.

De onde veio esse nome "Caruaru"? Não sei...só sei que a cidade então cresceu ao redor de uma capela construida José Rodrigues de Jesus, herdeiros dos Nunes, que o criaram, já que José Rodrigues era órfão. A capela cresceu e virou igreja matriz, sendo passagem de mascates e criadores de gado. Foi daí que começou a tão famosa Feira de Caruaru.

A cidade é famosa não apenas pela feira. Em Caruaru tem autódromo, pelo menos cinco emissoras de televisão, rádios pra dar e vender...enfim...é uma cidade progressista.

Pois bem..depois da breve aula de história, se você esbarrar com algum cara ou menina de Caruaru, você já tem um papo pra iniciar. E se for visitar Maragogi por esses dias...cuidado....certamente você esbarrará com alguém de Caruaru. É tampa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário