domingo, 16 de janeiro de 2011

Chumbeta ou xumbeta?


Eu juro, confesso que procurei, recorri ao pai dos burros, perguntei na rua, a professores, físicos, sociólogos, teóricos e tudo que há de sapiente no mundo, mas ninguém conseguiu me explicar de fato o que é chumbetar ou xumbetar. Vai lá saber...

Pelo o dicionário de nordestinês o chumbeta ou xumbeta é o capacho, o servo, o ajudante sem honra ou moral, aquele que se humilha e bajula até a alma seu chefe ou superior. Geralmente o chumbeta ou xumbeta posa de maioral, seja em que cargo for ou que status ele tenha. Explicaram-me que o chumbeta ou xumbeta não tem amor próprio, é subserviente e vive pra seu comandante.

De fato é um termo pejorativo e agressivo. Ninguém quer ser chumbeta ou xumbeta, cada um procura seu lugar ao sol já pra não ser chamado de tal. Porém, o mais pecaminoso é rotular terceiros e assim o chamarem pelas costas. Claro que teria que ser pelas costas até por que ninguém ver seu nome vinculado a essa alcunha.

O chumbeta ou xumbeta está associado ao puxa-saco no popular. O adulador môr é visto sempre próximo do poder, seja na empresa privada ou na máquina pública, o balança ovo sempre dá seu jeitinho e arruma seu modo de aparecer bem pra seu chefinho. Só cuidado para não se enganar chumbeta ou xumbeta com profissional competente, independente e honrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário