segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Conselho e água só se dá quando se pede


Os dias se passam, a convivência acontece, os laços se fortalecem e as verdades aparecem. Diariamente sou convencido que não há companheirismo dentro do jornalismo alagoano. Quer dizer, há sim entre panelinhas asquerosas e nefastas, onde você só é útil quando tem um cargo, ocupa uma posição de destaque ou tem algo a oferecer.

Em tempos de redes sociais borbulhando de informações uma palavra mal dita, mal aplicada toma proporções inimagináveis. Todos somos alvos. O mundo virou plateia e ao mesmo tempo palco. Você faz e é avaliado por isso. Ninguem tá nem aí para motivos ou causas. Se o capitalismo nos fez selvagens, a internet nos fez corujas com olhos bem abertos e loucos pelo erro alheio.

A tal falta de privacidade traz diretamente à tona a necessidae de protegermos de ataques e investidas de todos os lugares, o 'fogo amigo' é um deles. Aliás, você não tem amigos. Eles são amigos de terceiros e melhores amigos de outros fulanos. E em tal relação você é que acaba sendo traído.

O falatório por trás é comum. Tapinhas nas costas e a falsidade imperam. Os almoços, os conchavos, as picuinhas, as negociatas sujas acontecem diariamente decidindo e rotulando a vida de todos. Portanto, fique atento. De orelhas em pé e se preserve, proteja-se, evite ter amizades melosas e falsas demais. Pois aquele que você um dia protegeu, vai certamente se virar contra você no futuro.

É aquela parábola de criar uma cobra dentrode casa. Você pode domesticar o animal, mas um dia ela vai te morder ou a alguém de sua família. É a natureza dela. Lhe é peculiar.

E não adianta também o estilo homem-bomba que sai por aí detonando Deus e o Diabo. É necessário frieza e cautela. Como o mundo é uma bola, você hoje foi alvo, mas amanhã serás atirador. Mas não erre sua munição, atinja balas certeiras na cabeça e no coração. Quando estiver agonizando, pise no pescoço! Em terras de ratos, quem é mais esperto come o queijo primeiro e não deixa pra ninguém.

Se for de bom uso, segue um conselho: pise em ovos, seja político (não tem estômago pra isso? crie...), e jamais confie em alguém, nunca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário