terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Mercado nosso de cada dia

Que mercardo é esse? Assim perguntam profissionais de imprensa de todo país. Este ano é atípico, como quase todo ano ímpar. Eleições gerais terminadas e eleições municipais a vista: cabeças rolam em todo país.

Dia e mais dia vemos excelentes profissionais serem descartados. É fato que em momento algum é questionado seu talento ou sua capacidade de produzir mais e com qualidade. Vale o cacife político, o padrinho, o protetor, e os interesses para agradar "A" ou "B". Normal...é uma pena, mas é normal. Lamentável para não dizer trágico, pois é o nível e a qualidade dos profissionais que vão comunicar, levar informação aos cidadãos em geral que está em jogo. É essa galera que vai dar os caminhos para gente sem instrução e qu espera da mídia o seu real papel de formador de opinião, e senhor dos destinos de uma nação.

Assessorias de imprensa de governos, secretarias de Estado, secretarias municipais, estatais, até as empresas privadas sentem os efeitos de um período pré e pós-eleitoral. É um verdadeiro tufão que mexe com a vida de famílias e o futuro de muitos profissionais competentes.

Quem tem competência e sorte também sempre acha um cantinho em uma redação por aí ou se ajeita da melhor maneira possível. Mas é preciso muito além de um bom texto....Tal realidade é presente em todo país, não pense você amigo, desempregado, que você foi esquecido ou escanteado. A dança das cadeiras parece até hábito comum. De um certo modo injeta novo ânimo, não permite - ou pelo menos assim deveria ser - o relaxamento, o comodismo e a preguiça. O jogo de cintura é fundamental.

A tensão toma conta, os nervos ficam à flor da pele, e o clima pesa nas redações e assessorias. Os olhares são de desconfiança, nervosismo e aflição. Ai ai ai, que terrível, né. E como se não bastasse tanto aperreio diário pelo pão de cada dia, ainda existem aquelas figuras que se sustentam abrindo muito mais que um simples sorriso (blusa, saia, pernas, enfim...).

Mas por favor, pessoal, não entrem na prostituição profissional, não permitam que tirem sua dignidade, honra e princípios. Mantenham-se serenos e plenos na honestidade. Sei que na realidade não acontece bem assim. As propostas surgem e cada vez mais indecorosas e qual saco vazio é imune a uma coisa dessas? Difícil, né. Só sabe quem passa e precisa.

É quando nos apegamos a algo maior. Lembramos que existe um destino, um caminho escrito, ou sei lá o que, que nos conduz para um bem ou um mal. Seja qual for seu credo, todos recorrem a alguma coisa. Portanto....esperem, rezem e peçam para que este trajeto a ser percorrido traga dias melhores e felicidades em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário