segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Lá vem '1822'


Quem conferiu '1808', do jornalista e escritor Laurentino Gomes, que conta a intrépida instalação da Corte Portuguesa em terras tupininquins, não perde por esperar o novo trabalho anunciado por ele na V Festa Literária de Porto de Galinhas (Fliporto).

Os sedentos por novos fatos da história brasileira vão se deleitar com '1822'. O livro conta com maior riqueza de detalhes o desenrolar da Independência do Brasil. Laurentino Gomes volta os holofotes para os 13 anos seguintes ao "Independência ou Morte". É na verdade, segundo o autor, uma continuidade do '1808', que termina sua saga em 1821, quando a família real retorna para Portugal e deixa o Brasil prontinho pra andar com as próprias pernas. Será?

A radiografia da época vai destacar figuras como o próprio Dom Pedro I, a marquesa de Santos, Maria Leopoldina, as aventuras do imperador, a real história da independência, uma gama de eventos. Até a Confederação do Equador, tão obscura e pouco interessada pelo grande público. Muito bom, tô louco pra ler.

Laurentino Gomes antenado na multiplicidade da mídia vai fazer de sua nova obra um atrativo eclético, onde o interessado em história pode desfrutar do conhecimento por meio não apenas da palavra escrita, mas também da interatividade. Bem, quero só ver. Confio no talento dele é claro. E sei que algo muito legal está por vir.

Aprendi que história não se resume em datas, personagens, teias de aranhas, gente velha morta. Não mesmo. Aprendemos com o erros alheios e com os acertos também. A mediocridade de Hitler, a arrogância e força de Napoleão, a coragem de Alexandre, a frieza de Gengis Khan, a estratégia de Shun Tzu, o populismo de Vargas, e por aí vai. Cada figura tem sua página na história e seu exemplo a dar. Foi assim que aprendi a gostar.

O que dizer então de nosso Brasil? Tem muita página pra virar e ensinar....rsrsrsr

Nenhum comentário:

Postar um comentário