quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Agora, não atenda!!!!


“Se você não dormir, o bicho papão vai te pegar”. “Vem vem, olha o velho do saco, ele vai te levar”. Quem nunca ouviu ou até mesmo se utilizou destas expressões para se fazer valer junto aos pequenos? É uma psicologia infantil de ameaça branca, que funciona muito bem.

Aparenta ser cruel mas uma estratégia utilizada pelos pais há anos. Segundo especialistas, a imposição destas figuras fantasiosas como o velho do saco, bicho papão, fadinha do dente, e demais ícones do imaginário infantil,, é extremamente positiva do ponto de vista da fixação de limites e respeito.

Por fora, a evolução dos baixinhos também nos surpreende. Eles só faltam nascer falando. Estão cada vez mais espertos e ligados. A minha sobrinha Evelyn é um exemplo, já de seus quatro anos de idade não cola mais esse tipo de chantagem. Ela diz na lata que não existe esse tipo de coisa. Uma figura.

Entretanto, a sobrinha de minha namorada, Antoniely, que tem a mesma idade que Evelyn, este tipo de psicologia funciona que é uma beleza. A tia Heverlane é uma especialista em tratar com a piveta. Na calma e na enrrolação, utilizando não a chantagem mas a negociação e o espelho nos mais velhos, a tia consegue tudo.

Até o Papei Noel, figura incorporada comercialmente pelos americanos, se juntou aos demais personagens do fantástico mundo infantil. Antoniely ainda o venera e faz tudo para ver o barbudão. Ou seja, varia muito de criança para criança, e de como podemos fazer uso destes personagens míticos para conseguir algo delas.

É através destes tipos lendas que se pode educar melhor nossas crianças. “O bicho papão vai te pegar se você não se comportar”. Esse tipo de coisa. Minha colega de trabalho Elen, tem uma filha de oito anos, creio. Bia é uma figura, não a conheço pessoalmente, mas apenas a imagino pelos relatos engraçadíssimos que a mãe faz dela.

Este post, por exemplo, nasceu dessa conversa. Em agosto, mês do Folclore, o bombardeio de informações sobre personagens e lendas era tamanho, que Bia imaginava todos eles pulando de sua janela durante a noite para vir ao seu encontro. Parece cruel, mas é tão legal. Isso motiva a nossa criatividade. Isso mesmo, a nossa e a deles. Têm pais que inventam até novas figuras lendárias. Vale tudo.

O legal é alcançar o objetivo de educar nossas crianças, mostrar o que é certo ou não, impor limites e promover na cabeçinha deles uma festa de personagens lúdicos. Ah, mas mete medo nos pequenos. O medo é bom. Ele educa. Vale a pena!!!
O mesmo acontece com as lendas urbanas, mas aí já é outra história. Só que pra gente maiorzinha....

Um comentário:

  1. Só acho que às vezes esse tipo de psicologia assusta mais que ensina. Lembra da história que eu contei da "mulher do chinelo"? hehehehehe... ela ficou com medo, mas não tirou como lição que não deveria ir brincar descalçana rua.

    Beijos

    ResponderExcluir