quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A comemoração é sua e não deles


Quando estamos prestando vestibular ouvimos repetidas vezes que na vida acadêmica temos duas alegrias: uma quando entramos e outra quando saímos. Porém, essa última festinha aí como estudante sai caro e muito caro.

Destaco e reconheço que estamos falando de sonhos, objetos de desejo que investimos sem olhar e sem economia. E para justamente isso temos pessoas especializadas em nos ludibriar. A enrrolação começa quando um grupo de ‘corretores’ visita as universidades para oferecer os serviços de assessoria em formatura.

Cara, a conversa é muito bonita e aparentemente sem preocupação. Eles fazem pacotes unos, homogêneos e devidamente formatados. Se a comissão de formatura desejar alterações, sérias represálias ela vai receber. Mas ainda bem que nos formamos apenas uma vez, e quando passamos por este tipo de experiência, ficamos mais espertos, e não precisamos mais dos serviços destes vampiros mercantilistas.

Eu fazia parte da comissão de formatura de minha turma de faculdade e sei bem como funciona as barganhas e o jogo de interesses. Quem centraliza os serviços é uma empresa de assessoria de eventos, porém ela terceiriza os demais serviços de buffet, convites, iluminalção, ornamentação, aluguel de mesas, coberturas, ou melhor, pagamos cada pétala de flor ou guardanapo, sem se quer poder negociar diretamente com o prestador de serviço.

É fixada uma relação unilateral, onde somos obrigados a aceitar, e até mesmo a querer, o que eles impõem. Comigo esse tipo de conversa não rola, tenho sérios problemas com imposição alheia e aleatória. Deste modo, foram meses e meses de discordância e batidas de mesa.

Acabamos então marcando época em Maceió. Minha comissão de formatura dispensou diversos serviços, e ganhou outros ‘por fora’, sem a ajuda da dita empresa. Claro, isso os emputeceu de um modo que os caros leitores vão perceber ao final do texto.

Bem, fizemos uma festona. O primeiro baile de formatura temático de Maceió. Nós homenageamos o Cinema, e deste modo os formandos vestiram clássicos do cinema moderno. Para a ira da referida empresa, saímos deste formato que impera até hoje tão formal, sonolento e metódico. É, pode conferir, quando você vai a uma festa, vai a todas, pois nada muda.

Que festa foi a nossa. Cada formando tinha uma fantasia, como exemplo, eu fui o Zorro, mas teve também Indiana Jones, Jéssica Rabitt, Ases Indomáveis, Carmem Miranda, Cleópatra de Sophia Loren, Neo e Trinity de Matrix, Lisbela e o Prisioneiro, Romeu e Julieta, Super Girl, foi um senhor show.

Cada formando entrava no tapete vermelho ao som de trechos de seu respectivo filme e trilha sonora. O dono da empresa ficou surpreso, pois ele mesmo não acreditava que conseguiríamos realizar tal evento, colocou milhões de problemas. Era julho de 2004, e conseguimos inovar neste tipo de comemoração e ninguém chegou perto de nós até então.

A satisfação da empresa de assessoria nós podemos avaliar da seguinte forma. Todas as comissões de formatura que fecham contrato com ele, recebem durante a cerimônia um boquett de rosas em agradecimento ao trabalho de parceria, enfim, essas baboseiras. Até hoje a nossa foi a única comissão de formatura a não receber tamanho agrado. Mas quer saber....não fez falta alguma.

A festa marcou e valeu a pena. Cada centavo gasto foi muito bem aproveitado. E aconselho o mesmo para quem ainda sonha com uma formatura divina. Lute pelo que você quer, e não pelo que a empresa quer ou acha melhor. O dinheiro é seu e de seus colegas. Pechinchem, barganhem, escolham o melhor preço e exijam que seu dinheiro seja valorizado.
Não se assustem com cara feia ou ameaças. A maioria destas empresas abrem e fecham com a velocidade do pestanejar, devido a diversos processos judiciais empregados por serviços mal feitos e causas trabalhistas. Portanto, quer uma formatura à sua cara? Faça você mesmo, ou aponte o que você deseja com veemência e determinação até porque, o sonho é seu! Sonhe e realize. É tão bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário