domingo, 8 de novembro de 2009

Beber os mortos

De volta aos posts! Esta semana definitivamente mudou meu modo de ver a vida e como ela termina aqui entre os vivos. Temer, não devemos temer almas penadas ou demais entidades. A fé em Deus, a proteção divina, figa e corpo fechado, acredite quem quiser, já vale como proteção e escudo contra maus fluídos.

Mas gostaria de citar um ritual muito interessante que acontece no interior de Alagoas, mas especificamente no município de Água Branca. O grupo de sertanejos comemora a memória de seus mortos por meio de um ritual todo particular. A festa de São Gonçalo onde música e dança festejam funebremente a passagem de entes queridos da região.

Todos elutados de branco dançam e cantam em uma reunião que está longe de ser caracterizada como cerimônia macabra. Segundo o relato de nossa amiga,a jornalista Telma Elita, os membros do grupo são pessoas comuns e promovem tal evento de cara limpa, não sob o efeito de qualquer aluinógeno ou bebida alcóolica.

Se existe transe ou não? Bem, eles entram num estágio letárgico, mas não assusta. Enfim, é um modo de lembrar e homenagear os mortos tão peculiar que vale e pena conhecer para respeitar.

No interior de onde venho, é tradição 'beber os mortos' após o sepultamento. Não é algo bizonho ou sinistro. É um tipo de homenagem ao morto, que não deve ser recordado com o pesar, mas com a alegria que deixou entre nós. Eu 'bebo' meus mortos e honro a lembrança daqueles que se foram.

Cada um na sua e com o que se acredita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário