domingo, 22 de novembro de 2009

Contra o comodismo

Muita gente deve ter ouvido da avó, da mãe, ou de alguém mais velho que o sonho da vida profissional é um concurso público. Sinal de uma vida de comodismo e equilíbrio, sonho de todo e o mundo. Será? Há anos um emprego público é idealizado como uma garantia de segurança financeira. Mesmo que o malandro, como é o que acontece na maioria das vezes, nem vá no trabalho, ou indo, nem dê lá importância no que faz ou por que está ali.

E que se dane o empreendedorismo e a iniciativa, o trabalho e a criatividade? Pra quê isso? Já ouvi muito isso de pessoas próximas a mim. Para elas o que vale é dinheiro no bolso, e ponto. Ridículo.

O camarada se mata pra estudar, e nem sabe na verdade nem pra quê. O famigerado vai e passa num concurso e num sabe nem o que vai fazer. É o caso que muitos agentes penitenciários que conheço. Fizeram um concurso e nem sabiam o que os esperavam, mais metade desistiu no meio do caminho, outros abandonaram o emprego, e os demais se entregaram à corrupção, aceitando suborno de presos. Isso quando eles não deixam os reeducandos fugirem....

Esse é um exemplo meio que tosco, mas representa uma realidade presente em Alagoas. Outro exemplo é o do Instituto Zumbi dos Palmares de Rádio e Televisão. Paralizado atualmente devido a erros de um edital de concurso mal feito e recheado de erros. Atualmente apenas os concursados estão atuando, de certo, correto e legal. A Procuradoria Regional do Trabalho exigiu a dispensa dos servidores contratados.

Até aí tudo bem. Porém, uma guerra interna impede o funcionamento dos demais serviços de rádio e Tv. A grande maioria dos concursados não se mobilizam para promover ideias ou iniciativas que engrandeçam suas funções ou promovam um trabalho melhor no dia a dia.

Não sou contra o serviço público concursado, sou a favor de um sistema que acompanhe o desempenho dos funcionários concursados ou não. Acompanhe e puna o comodismo e a falta de compromisso com o seu emprego, sua função.

Portanto, o recado é esse. Mas como o companheiro Lula adora presentear os companheiros com algumas vaguinhas na máquina pública, enchendo as tetas do Estado de novos filhotes....nossa senhora!!!!

Deus me perdoe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário