segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Eleições chegando e os lapsos de cidadania


É só chegar próximo das eleições municipais que uma onda de denuncismo varre as cidades. De uma hora pra outra, mentes começam a pensar e olhos começam a enxergar melhor desmandos, desvios, irregularidades e demais ilícitos na esfera municipal. Seria um estampido de civilismo, cidadania? Pode até ser, e se realmente o for, que ótimo. Como seria legal se essa fiscalização fosse presente em todas as esferas.

Eu lamento apenas que grande parte dessas denúncias estão à serviço de outros interesses. É a sede pelo poder, sem justificativa ou ideologia. O poder pelo poder mesmo. "Eu quero e pronto", dizem. As gestões dos municípios alagoanos, em sua maioria seguem a propósitos pessoais e não a projetos de sustentabilidade, de desenvolvimento. Até por que, muitos prefeitos enchem a boca para falar em 'desenvolvimento' mas de uma forma vazia e sem embasamento teórico.

Teve prefeito que eu vi que queria criar um polo industrial, mas sem política de atração e de incentivos definida. Sem creditícios fiscais, isenção de impostos, e tudo mais. Ele só queria aparecer na foto e dizer que colocou o primeiro tijolo. E só...o resto que corram atrás....Sem contar nos desmandos com o dinheiro público. Prefeitos semi-analfabetos que não sabem outro caminho para enfiar os recursos públicos que não sejam seus bolsos.

O óbvio que escrevi neste post é reflexo de municípios paupérrimos que sobrevivem apenas com o repasse do Fundo de Participação dos Municípios. Gente pobre, sem alternativas de vida, sem caminhos a seguir, sem sonhos concretizados, mas os prefeitos têm Pajeros, Nissans, verdadeiras frotas de veículos luxuosos para toda a família, shows astronômicos de caros, e o povo continua na míngua.

Realmente é a política do pão e circo. Dê apenas o pão, a faça a festa, dê o espetáculo, que o povo se dá por satisfeito. Assim faziam os cesares...

Nenhum comentário:

Postar um comentário