quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Cabeça de gelo


Anote aí na sua lista de verdades incontestes. Ninguém muda. Que que nasce torto, continua com uma curva bem acentuada e não tem como corrgir. Principalmente quando está em discussão o temperamento humano. Seu modo de agir e reagir a provocações e atitudes. O que admito que aconteça ainda é uma atenuação dos efeitos - nocivos ou não - do jeitão nosso de cada dia.

Quem me conhece sabe que tenho um modo todo peculiar. Sou nervosinho, sim. Visto a carapuça e não tenho medo das represálias que vêm em sua companhia. Sou explosivo. Já dei e recebi bastante patada. À torta e a direita distribui palavras e rompantes de repulsa sem olhar a quem. Perdi muito com isso. Sofri no mesmo nível e engoli muito sapo na mesma proporção. Assimilar é bem ruim, dizem.

Como não sou nenhum otário, aprendo com as pancadas e lições que a mãe-vida nos dá. Hoje sou uma seda. Rumino o ódio, mas não o boto pra fora. O trabalho, conservo a ira e tento amansar a fera para não ferir ninguém, muito menos a mim. Os maiores males de um genista são sentidos por ele próprio. De um jeito ou de outro, o 'nervosinho' sente seu próprio veneno e seu corpo fala isso.

Comigo mesmo. Eu vejo logo. Minha voz muda, fica mais grave. Meu corpo pesa, fico cansando. A estafa mental chega mais rápido. Preciso acelerar a respiração - bufar - para relaxar e despejar os ânimos. A concentração fica mais difícil. Ai começo a ficar verde....rsrsrs, pera, pera, pera...roteiro errado. Tô brincando. Nada disso.

A pressão que vivemos diariamente nos leva a termos reações incompreensíveis. O 'fazer melhor', 'corresponder às expectativas', 'errar nunca', cobrança, cobrança, cobrança. Tudo isso só faz somatizar e nos trava. Entretanto, a experiência profissional e a maturidade natural do ser humano começa a nos trabalhar.

Mesmo diante da mais tensa e sufocante pressão, hoje eu respiro bem fundão, aí começa a sair...o ar começa a bombear juízo pra minha cabeça e tudo flui. Ah, rezar o Salmo 91 me ajuda também. Rezo baixinho, concentro, compenetro e tô pronto. Dica para os genistas.....pense muito bem antes de falar, de twittar e de conversar...cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário