quarta-feira, 17 de agosto de 2011

17 de Agosto

Não há ocasião mais propícia em se projetar politicamente do que numa festa de emancipação política do município. Na capital, o aniversário da cidade não tem lá tanta simbologia política, mas no interior é a data máxima. Ela é esperada o ano inteiro. Politicos e habitantes em geral se preparam para as festividades no intuito de comemorarem o amor pela terrinha. Por mais diminuta que seja seu cantinho no estado, ele é seu, você tem uma identificação de raíz, de família, de origem. Foi lá que você nasceu e cresceu. Conheceu como é o mundo, fez amigos, tem história pra contar.

Na minha pequenina Satuba chegou a vez de comemorar seus 51 anos. Ainda jovem, a cidade já amarga os efeitos de uma velhice precoce. As administrações que se sucedem ao decorrer dos anos só tem tirado e nada acrescentado ao município. E hoje, como não poderia ser diferente é quando que todo esse caos vem à tona, pois comparamos com outros tempos bem distantes.

Teve prefeito que ajeitava um cano furado perto do Dia 17 e dizia que era inauguração de saneamento básico. Pintar rua, pintar muro, lançamento de pedra fundamental, enfim, obras de faz de conta que só servem - e nem muito - pra foto de coluna social paga em jornal.

Ontem, um folhetim foi espalhado na cidade destacando as mazelas da cidade e dando soluções de areia para os problemas locais. Cyro da Vera Cruz assina a carta aberta e com seu modo já conhecido na cidade, de bom papo, aparente cortesia, enfim, o discurso pode ser bonito, mas a prática é o inverso. Cyro já teve sua oportunidade de administrar a cidade e em resumo, destruiu a única diversão da cidade, o campo de futebol da cidade, além de ter contribuido diretamente para a única greve que se teve notícia na história da cidade. Professores foram às ruas contra a administração Cícera Pereira, da qual era o homem forte.

Enfim, Cicero Ferreira não é lá o prefeito dos sonhos e não quero fazer aqui joguete político, o que cobro é iniciativa de gestão e melhorias para minha amada terra. Titor pode até ter decepcionado em sua gestão até aqui, entretanto, a esperança por uma administração mais voltada para os interesses mesmo da cidade ainda persiste. Que um dia chegue, mas para este 17 de Agosto, tenho apenas é que lembrar dos bons dias que passei na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário