terça-feira, 27 de julho de 2010

Sorrir e seguir....


Num marasmo de criatividade, busco minha inspiração textual em histórias alheias. Livros e filmes são minhas fontes favoritas, quando não acesso minha memória para desenterrar personagens e causos.

Desta vez assistindo o filme O Amor Acontece, com Aaron Eckhart e Jennifer Aniston, resolvi tecer sobre a lição que o longa traz à tona. Aprendemos desde cedo cair e levantar. É assim nosso aprendizado. Embora saibamos que não é tão fácil assim.

A película passa uma mensagem que no fundo, no fundo, sabemos como agir em momentos em que o pranto e o pesar impedem nosso ‘seguir a vida’. O personagem de Aaron é um escritor de sucesso que tem como best seller um livro que ilustra sua superação à dor de ter perdido sua esposa em um acidente automobilístico.

A tragédia é enorme, monstruosa, e quando a comparamos com nossos problemas diários, os nossos se tornam tão insignificantes. São essa rusgas diárias que tiram nossa paz, nosso sossego. Por alguns momentos esquecemos de como é mais fácil sorrir.

Nós temos aquela mania de baixarmos a cabeça na primeira topada. Dói, né. Sei como é. Mas entendamos, galera, nada que é bom de verdade vem fácil. Temos que penar, até mesmo para justificar seu valor e o doce sabor da vitória suada.

Voltando ao filme, o personagem principal chove no molhado: “a vida nos surpreende com muitos limões (azedos como eles só), porém devemos juntarmos e fazermos uma boa limonada. Eu ainda acrescento ou trecho: “junto cada pedra que aparece em meu caminho para fazer meu castelo no final”- aff!!!, péssimo. Soa muito infantil e piegas. Mas a tabuada é a mesma.

Devemos sentir, refletir, sorrir, rir (e muito) e seguir. É assim mesmo. Não tem segredo. É tão simples que o ser humano insiste em complicar. Muitos podem não admitir, mas quem não precisa de um apoio, uma mão? Quanta arrogância não aceitar isso.

A mágoa pode até não ter sido curada, mas não podemos ficar parados sentados, chorando pelo leite derramado. Então, tire essa cara feia e alargue esse sorrisão. Pelo menos dois minutos por dia. Tente. Dedique-se ao sorriso. Exercite. Isso vai se tornar recorrente. E o melhor, é contagioso.

Você vai passar adiante. Eu prometo. Esqueça seu aperreio (todos têm), contas (também), broncas (affff), o que for....sorria!!! É psicológico. Vai ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário