terça-feira, 20 de julho de 2010

Como vc ganha um amigo?


Imagine se todo mundo obedecesse aquela máxima de não falar com estranhos....não teríamos amigos. Imagine os pequenos no jardim de infância. Todos mudinhos, sem falar com ninguém. Claro que estou exagerando, mas vale a pergunta, como fazemos amizade? Como ela surge? O que faz ela crescer, ou ainda, o que acaba com ela.

Inicialmente nos aproximamos das pessoas por afinidade de hábitos, gostos, pensamentos, enfim. Sentamos perto na sala e já trocamos um papo. Quando percebemos o perfil do sujeito, ou evitamos ou nos afinizamos ainda mais. O que acontece é que no dia a dia uma amizade cresce. Ela se fortalece por meio de atos, gestos, palavras, apoio. Ela deve ser regada diariamente. Zelada como uma planta mesmo. É uma simples atenção. Um cuidado especial. Detalhes. Aquilo que tira de nós aquele olhar de surpresa, aquele sorriso maroto no canto da boca.

É quando surge uma parceria. Um laço invisível é criado. E a cada instante ele ganha mais fios fortificantes. É num abraço que damos, numa lágrima que enxugamos, uma mão estendida. Um sorriso amigo. São milhões as maneiras que podemos fazer com que o bolo da amizade cresça sem parar.

Amizade real não pede nada em troca. Não chegamos pra pessoa apenas quando precisamos. Nos preocupamos. Estamos presentes. Junto e misturado. De fato para o que der e vier, e não apenas quando nos convir.

Aí já viu, gente. São inseparáveis. Todo lugar é lugar. Seja onde for e fazendo que seja, tudo é motivo para um encontro. A presença nos faz bem. Ela é capaz de tranquilizar, apaziguar, dar um sorriso.

Na mesma proporção, e as vezes com a mesma dedicação, uma amizade pode ruir. A decepção! O peso de um retorno que não vem é doloroso. Corta o coração com uma bárbara violência. Ela não sara. Uma vez perdida a confiança, o afeto, não se volta atrás.

Mas quando a amizade é autêntica, pura, de coração, ela dura o tempo de uma eternidade. Distância, tempo, casamentos, filhos, nada é capaz de finalizá-la. Por mais que um telefonema seja raro, um encontro, ou até mesmo uma menção, ficam na memória os momentos felizes. É pra sempre.

Então pessoal, divirtam-se com os falsos amigos e dêem o devido valor apenas aqueles que te dão o valor merecido e gostoso de se sentir.Ahhh, e não deixem de falar com estranhos. Quem sabe um deles pode se tornar um de seus melhores amigos...pensem nisso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário