segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Me solidarizo aos colegas

Ser jornalista é uma loucura mesmo. E ser jornalista em Alagoas está virando profissão de risco. Recentemente dois profissionais de grande valia receberam recados diretos contra sua vida. Thiago Correia (Tv Pajuçara) foi ameaçado por fazer uma matéria especial que denunciava um golpe sobre seguro em maternidades. E Niviane Rodrigues (Gazeta de Alagoas) foi ameaçada em pleno Plenário da Assembleia Legislativa do Estado.

O Sindicato dos Jornalistas emitiu nota de apoio - só vi a nota em apoio à Niviane, porém a Emissora de Tv não deixa barato e certamente não vai abandonar o profissional.

O jornalista se arrisca para mostrar a verdade, acabar com injustiças, fazer utilidade pública, enfim. Somos parte integrante para a perpetuação da democracia, assim como para sua existência. Nós enfrentamos cara feia, mal humor, telefones desligados, distâncias, fome, suor, sol, chuva, tudo em busca da informação. E ainda tem galera que está disposto a matar, espancar, intimidar para impedir que a verdade seja exposta.

Não é de hoje que esse tipo de coisa acontece em Alagoas, muito menos no país. Jornalistas já entrevistaram sob a mira de um 38, cercado de jagunços, sob o zunir das balas. Não é pra qualquer um. Os tempos são outros, eu sei, mas o tempo dos coronéis parece que não passou por aqui.

P.S.: Até o PT quer regular a imprensa....vê se pode....

Um comentário:

  1. Os tempos de fato são outros. Estão piores. Cada vez mais o cidadão não dispõe da proteção do estado. O crime é tratado com brandura. E discordo também que todo jornalista goste de democracia, alguns trabalham contra ela. A imprensa livre, sim, é essencial à existência da democracia. A impunidade, reinante num país onde 50 mil são assassinados por ano, é a causa dessa ameaça absurda. Mas, sobre o combate efetivo à criminalidade, poucos jornalistas dedicam seu tempo, e quando fazem é para aplaudir medidas de abrandamento de penas, penas "alternativas", "mais escolas e menos cadeias" e outras besteiradas do bom-mocismo pós-moderno.

    O repórter Thiago, veja só, está praticamente impossibilitado, pelas nossas leis, de ter uma arma para sua defesa. Já os bandidos que o ameaçam, se assim o quiserem, não terão nenhuma dificuldade para conseguir armamento de qualquer tipo que seja. Este é o resultado dessa inversão de pensamento que reina nessa terra de bocós chamada Brasil. Se nem juiz (vide o assassinato recente no RJ) está seguro, meu caro, que dirá o cidadão comum.

    A propósito da regulação (controle) da imprensa, como assim "ATÉ" o PT? Ora, meu ingênuo amigo, esperava outra coisa de um partido totalitário? Cite-me, por favor, algum partido que nos últimos 50 anos tenha tido essa iniciativa? Não é "até", meu caro, "SÓ" o PT é que agiu e age contra a imprensa livre no Brasil (ele e seus congêneres PCdoB, PSOL, PSTU, etc). E veja só vc, meu amigo, como é fácil enganar as pessoas, e vc certamente sabe disso melhor que eu: aposto contigo, a maior parte dos jornalistas vota no PT. Ou estou enganado? Obrigado.

    ResponderExcluir