quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Oscilando emoções


Sugestão de hoje: evite o sobe-e-desce das emoções. A dica é do livro "Os 100 segredos das pessoas de sucesso". É lógico que não sigo todos e eu não sou lá a pessoa ideal para repassar tais dicas.

E em se tratando de controle de emoções, ainda sou um adolescente. Quero dizer que ainda estou descobrindo as benesses de graduar as doses de emotividade - sejam drásticas ou contidas. Já fui bem mais transparente e essa transparência me deixava exposto e até indefeso. Antes era uma manifestação de carinho, amor, compaixão, romantismo, hoje tô mais pé no chão, mais azedo e realista.

É, gente. Todo mundo curte um pouco de emoção para dar sabor ao seu dia e tal, mas cuidado com os picos de euforia e com o revezamento com os seus instantes de reclusão e até depressivos.

Acostume-se com os períodos de estabilidade, equilíbrio, calmaria. Uma pessoa de sucesso deve se adaptar, se acostumar e saber dosar sua animação e sua decepção. Cuidado, você pode estar ainda na faculdade, ainda sem o diploma, super empolgado com o descobrir de seu mundo profissional, andando, convivendo com gente importante. Vá com calma. Não se empolgue e muita calma nessa hora.

Uma coisa é você estagiário, outra bem diferente é você profissional, ameaçando a vaga de um cara que está há anos no mercado. Prepare-se para ficar desempregado, sem oportunidade, o ideal é se preparar para o pior, mas mantenha sua altivez ao passo de não perder sua humildade.

Estudos com líderes corporativos mostram que sete entre dez empresários que sobrevivem o maior período de tempo em seu trabalho, vivem com equilíbrio emocional as piores e melhores situações, sem deprimir-se nas dificuldades, nem entrar em euforia com os sucessos. Eles enfrentam os problemas com serenidade e objetividade, relativizam os sucessos e permanecem motivados na rotina diária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário