segunda-feira, 16 de maio de 2011

Obrigado, de coração

Nesta segunda-feira,16, chegou ao fim uma relação que me trouxe muito mais do que dias felizes. Foram aproximadamente quatro anos de fidelidade a um projeto político que acho eu que ainda é o melhor para Alagoas. Durante esse tempo dediquei-me unicamente e exclusivamente a um propósito: comunicar para melhorar a qualidade de vida dos alagoanos.

O estoicismo da meta não esconde demagogia ou picaretagem, não tenho nada a ocultar, tenho apenas a agradecer. Agradecer primeiramente a Eliane Aquino, minha companheira e ex-chefe de longa data a qual devo gratidão eterna pela confiança e pelas lições passadas subliminarmente durante esses anos.

Agradeço ainda ao também jornalista Marcelo Sandes, pelo afinco e paciência em me especializar sempre na fina escrita e no jornalismo limpo e claro. Devo também ao jornalista Nelson Ferreira por me incentivar e motivar diariamente nos tempos que era secretário de Estado da Comunicação de Alagoas. Falar de Nelson e não comentar também sobre José Maria Vanderlei seria injustiça.

Ferreira e Vanderlei deram-me firmeza e certeza que no jornalismo existe ainda homens bons, pessoas do bem,que desejam apenas comunicar e usar este tipo de jornalismo para beneficiar o humano, sem utilizar de subterfúgios, máscaras ou vis práticas para fazer sua labuta diária.

Sou eternamente grato a todos os jornalistas que compõem as Assessorias de Comunicação do governo alagoano. Pessoas abnegadas que conseguem fazer a melhor comunicação possível mesmo diante de uma situação de trabalho muito aquém o que o mínimo pode exigir.

Se criei inimigos? Espero ter criados mais amigos. Contar inimigos não é salutar, prefiro enumerar os companheiros que marcaram comigo em dias difíceis. Quando um carro quebrava, o celular não pegava, a fome batia, o sol maltratava ou simplesmente seu chefe não queria te ouvir.

O ciclo que se fechou pôs fim numa trajetória que me fez admirar, odiar, e me envergonhar de atos que prefiro aqui não citar seus genitores. Mas a história e Deus se encarregarão de dar a eles, o que é deles.

A mim não cabe ódio. A mistura de sentimentos que sinto hoje é um misto de empolgação, decepção e surpresa. A novidade veio e chegou como ela sabe ser: dura e incontestável. Cometi erros? Sim, e muitos. Aprendi com eles bastante e assimilei ainda mais que nossa moral jamais deve ser posta a venda. Nossa ética nunca pode ser exposta ao ridículo e nossa consciência é fundamental para nossa sobrevivência.

Nossos valores não aprendemos no dia a dia. Eles nascem conosco. São itens inatos, inerentes a nossa educação e a nossa família. Pena que num mundo de indiretas não posso dar exemplos de retidão, pois até elas poderiam soar para alguns como flechas mortais e venenosas.

Saio de uma equipe com a certeza de dever cumprido. Finalizo minha passagem pelo governo alagoano com a cabeça erguida e com as mãos lavadas pela água pura da verdade. Despeço-me de tudo aquilo que um dia acreditei ser melhor para Alagoas, porém ainda acredito. Tenho fé que nossa terra tenha rumo. Temos um futuro primoroso pela frente. A fé numa realidade mais justa é presente e possível. Mas a cada dia devemos contribuir para esse futuro bom ao nosso modo. Devemos lutar pelo que é certo, pelo que é justo, pelo que é bom. Não o bom para nosso bolso, em detrimento ao sofrimento alheio, jamais. O importante é levar adiante o ideal da liberdade, justiça e fraternidade tão alardeado por Marat, Robespierre e os demais libertários franceses.

A liberdade sempre foi pressuposto indispensável para os povos oprimidos pela dor. Seja na África, de Mandella, na Alemanha, de Hitler, na Espanha, de Franco, na Itália, de Mussolini, na América, de Marthin Luther King e Malcom X. Cada povo massacrado pela unilateralidade pagou um alto preço pela liberdade. E ela não vem só.

Hoje sinto uma liberdade interior, não como os revolucionários franceses, já citados, nem como o próprio Nelson Mandella. Não. Sinto um pesar de dor por aqueles que ainda permanecem sob o julgo do mal, no caminho negro das falsas verdades.

O ciclo fechou. Um novo caminho cheio de oportunidades se abre. Um novo ponta pé tenho que dar. Repito para que não fique dúvida e que não distorçam minhas palavras. Tenho apenas a agradecer e pesar por aqueles que penam no dia a dia. Agradeço, agradeço e agradeço sem fim. Aos meus mestres vinho e uvas de regozijo. Aos meus inimigos, o mesmo.Sem rancor, sem mágoa,sem dor.

10 comentários:

  1. Cadu,

    Parabéns pela bela caminhada. Você sempre foi uma ponte sólida entre nós veículos e o governo.
    Tenho a certeza que muita coisa boa acontecerá pra você,pois seu talento o garantirá um futuro promissor.
    A única certeza que temos é que DEUS é justo e que Nele podemos confiar.

    ResponderExcluir
  2. RECOMEÇAR

    Não importa onde você parou…
    em que momento da vida você cansou…
    o que importa é que sempre é possível e
    necessário “Recomeçar”.

    Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo…
    é renovar as esperanças na vida e o mais importante…
    acreditar em você de novo.
    Sofreu muito nesse período?
    foi aprendizado…
    Chorou muito?
    foi limpeza da alma…

    Ficou com raiva das pessoas?
    foi para perdoá-las um dia…

    Sentiu-se só por diversas vezes?
    é porque fechaste a porta até para os anjos…
    Acreditou que tudo estava perdido?
    era o início da tua melhora…
    Pois é…agora é hora de reiniciar…de pensar na luz…
    de encontrar prazer nas coisas simples de novo.
    Que tal
    Um corte de cabelo arrojado…diferente?
    Um novo curso…ou aquele velho desejo de aprender a
    pintar…desenhar…dominar o computador…
    ou qualquer outra coisa…

    Olha quanto desafio…quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus te
    esperando.

    Tá se sentindo sozinho?
    besteira…tem tanta gente que você afastou com o
    seu “período de isolamento”…
    tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu
    para “chegar” perto de você.

    Quando nos trancamos na tristeza…
    nem nós mesmos nos suportamos…
    ficamos horríveis…
    o mal humor vai comendo nosso fígado…
    até a boca fica amarga.
    Recomeçar…hoje é um bom dia para começar novos
    desafios.
    Onde você quer chegar? ir alto…sonhe alto… queira o
    melhor do melhor… queira coisas boas para a vida… pensando assim
    trazemos prá nós aquilo que desejamos… se pensamos pequeno…
    coisas pequenas teremos…
    já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente
    lutarmos pelo melhor…
    o melhor vai se instalar na nossa vida.
    E é hoje o dia da faxina mental…
    joga fora tudo que te prende ao passado… ao mundinho
    de coisas tristes…
    fotos…peças de roupa, papel de bala…ingressos de
    cinema, bilhetes de viagens… e toda aquela tranqueira que guardamos
    quando nos julgamos apaixonados… jogue tudo fora… mas principalmente… esvazie seu coração… fique pronto para a vida… para um novo amor… Lembre-se somos apaixonáveis… somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes… afinal de contas… Nós somos o “Amor”…
    ” Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do
    tamanho da minha altura.”

    Carlos Drummond de Andrade.

    ##############################################

    É isso aí.
    Cheirinho!!!

    ResponderExcluir
  3. COMO COLEGA DE PROFISSÃO, COMO PARENTE, SÓ POSSO TE DESEJAR SUCESSO, SUCESSO, SUCESSO... CADA UM DE NÓS TEM UMA MISSÃO. SEJA LÁ ONDE FOR. E SUA MISSÃO, SEGURAMENTE, FOI VALIOSA, SALUTAR. DEVEMOS SEGUIR O ENSINAMENTO DE MARTIN LUTHER KING: "DEVEMOS RESPONDER AO ÓDIO COM AMOR". BOA SORTE E DEUS TE ILUMINE SEMPRE.
    FORTE ABÇ, PRIMO.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado a cada palavra aqui escrita e cada voto de esperança e de melhoras aqui depositados. São em moments assim que os amigos reais se manifestam e é a eles que devo satisfação e orgulho, além de meus singelos agradecimentos.
    Muito obrigado e bola pra frente

    ResponderExcluir
  5. Cadu,

    só tenho a dizer que o Estado perde MUITO com a sua saída. No pouco tempo em que convivemos, já lhe falei isso, admirei o seu trabalho e seu o caráter.
    Torço para que os próximos desafios sejam ainda mais empolgantes para a sua carreira, sei que serão!

    abraços
    Kassia Nobre

    ResponderExcluir
  6. Camarada,
    na vida o provável é sempre improvável. O certo, quase sempre não tem espaço. Mas para a verdade, dependendo de quem a traga, há de existir sempre um lugar. O vidro é sólido, mas se quebra. O mesmo ocorre com os palácios e os palacianos. As palavras deles são como brinquedos e estes quebram logo. Secesso e que novos rumos surjam em seu caminho. Lembre-se de C.Science "um passo a frente e você não está mais no mesmo lugar".

    ResponderExcluir
  7. Cadu. Passei para lhe deixar meus desejos de boa sorte. É uma nova caminhada que se inicia agora. Siga com dignidade, a boa companhia.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. "Não existe o bom ou o mau; é o pensamento que os faz assim". William Shakespeare. Companheiro boa sorte na sua nova caminhada. Luz, paz e sucesso.Abração. Moresi

    ResponderExcluir
  9. Caro Cadu,em breve tu estrás vivenciando novos tempos,tempos de felicidade plena,pois tu és um profissional competente,autentico,verdadeiro,humilde e acima de tudo isto és um homem de boa indole,um pessoa ilibada,pois realmente não há nada que desabone a conduta nem do homem nem do joranalista Cadu Epifânio.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  10. Aconselho a leitura de http://www.maikelmarques.com/cuidado-com-opinioes-nas-redes-sociais. Agora acredite que está sendo monitorado e que liberdade de opinião é coisa para utópico. Aguente as consequencias e vá além da decepção. É bom. Edifica e amadurece. Ou crie um fake e bata a vontade!

    ResponderExcluir