quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Sucesso é relativo


Assim diz o 59º segredo das pessoas de sucesso, do livro 100 Segredos das Pessoas de Sucesso, do psicólogo e cientista social, David Niven. A obra destaca características e atitudes de pessoas que, por exemplo, chegaram ao sucesso profissional aos 20 anos, e por tabela, outras que conseguiram seu primeiro milhão com 30.

Como todos nós sabemos, cada um tem seu objetivo na vida, sua meta, seu desejo de se dar bem. Nem sempre o sucesso se traduz em fama e dinheiro. O êxtase, seja ele, profissional, ou não, é diretamente ligado a nossa paz de espírito, nossa harmonia, nosso prazer em fazer o que gostamos.

Aí é quando fazemos aquela pergunta: no que fazemos, estamos nos saindo bem? Quando nos questionamos nesse sentido sempre pegamos um ponto de referência. Se nos comparamos com alguém que está a baixo de nós em termos de produtividade, qualidade, experiência, enfim, estamos bem na fita. Somos bem sucedidos.

Mas do outro lado, quando vemos colegas que alcançaram metas mais gloriosas, somos os fracassados. Nossa visão de sucesso depende disso, em quem nos baseamos? É tudo ponto de vista. A chave do sucesso é virarmos esse jogo à nosso favor.

A positividade e nossa altivez nos levam pra frente. Até quando desempregados devemos perceber o lado bom dessa decepção de estar fora do mercado. Novos horizontes, oportunidades inéditas, um novo caminho a seguir.

É como diz o tal David Niven, nossas referências têm um peso tão grande em nossa percepção de sucesso ou fracasso, quanto as nossas realizações. Por isso que acrescento mais a essa dica do estudioso Niven. Aliás, parafraseando o que ele mesmo diz, agora no primeiro segredo dos exitosos: A competência começa quando nos sentimos competentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário