quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Até quando?


Até quando teremos um povo com tamanha ignorância? A resposta é simples. No dia em que os governantes investirem realmente em educação. Será quando todo um povo gostará de traçar livros e beber do conhecimento de um mundão que temos a conhecer. Bem, esse sonho quase impossível seria possível apenas em 50 anos quando o modo de encarar a educação mudasse hoje. Mas pelo visto, mais 50 vamos esperar por essa alteração de mentalidade.

As pessoas torcem pra dar algo errado. Vibram quando algum projeto legal dá com os burros n'água. As aves de rapina bombardeiam as ideias interessantes com olho gordo. Nossa senhora, cruz cão. Digo isso por que vejo por aí a fora, não apenas em Alagoas, mas em outros estados da federação, projetos que estão em plena execução, mas não são manchete.

No Paraná, mais da metade das escolas públicas já estão ligadas a internet, e de modo bem barato, quando Estado e municípios compartilham custos e os benefícios são as crianças tendo a interatividade como aliada no aprendizado.No Amazonas, tem biblioteca itinerante subindo e descendo o rio. Putz. Em Alagoas, investimentos na educação estão chegando, obras, empresas, gente com dinheiro no bolso, mesmo com a crise batendo na porta.

São fatos que se alastram por aí, mas ninguém vê, ou melhor, ninguém quer ver. A própria mídia só noticia se o governo, seja ele, municipal ou estadual, investe no veículo de comunicação. Certa vez ouvi de um editor meu que noticiar coisa boa de políticos não vende nada, pois se eles estão fazendo o bem, é mais que a obrigação deles. Concordo com ele, porém, quando esse benefício atinge e interfere centenas de pessoas, as páginas de jornais deveriam abrir espaço, pelo menos.

Até por que as páginas de jornais devem sim cobrar e exigir melhores condições de vida para se ganhar o pão. Mas elas não devem ser utilizadas como mecanismo de chantagem, para pedir verba ou dinheiro mesmo, ali na lata. Ai ai ai, que prática nojenta. Mas existe, e tá aí.

A Tv Alagoas por exemplo, ex-afiliada da Band, e depois SBT, em Alagoas, por anos e anos de ingerência da família que controla a emissora, perdeu anunciantes preciosos, e por isso vendeu seus horários para uma igreja evangélica qualquer. Essa venda de espaço quebrou contrato com o SBT. Fazendo com que a emissora de Sílvio Santos fosse à justiça reclamar quebra de contrato.E eles agora estão culpando o governo do Estado por se submeterem a isso.

Vergonha. Vamos nos deparar com esse tipo de coisa por muitos anos. A falta de educação, a leiguice, a ignorância dá nisso. O ser humano fica mais frágil, está mais exposto. Ficar a mercê de estelionatários, espertalhões e calhordas. Utilizando-se até da fé, eles roubam, compram terrenos no céu e mansões com seu dinheiro na praia.

A falta de leitura resulta nisso. Caos, desinformação, faz a gente cometer injustiças. É por isso que existem Bolsa Família, Bolsa Pobreza, Vale Gás, Leite, o que for. O povo é comprado. E ele mesmo se vende por não ter mais a quem recorrer. É uma lástima.

Quando a educação é negada acontece isso também. Esmolas, prostituição, assaltos. Até a falta simples de cortesia ao se pedir 'licença', furar fila, enganar, driblar, dar aquele jeitinho sujo, que o brasileiro adora dar é a ausência de cultura. Tudo isso é falta de livro nas escolas. Mas não se engane, não é uma tradição de Lula, FHC, Collor; não. É coisa de Dom Manoel, Dom Pedro I, é desde lá. Faz tempo. Até por que manejar gado sem instrução é mais fácil.

O povo sem o livro debaixo do braço é mais influenciável. É o poder da informação minha gente. A nova guerra é essa. Pela palavra, pela informação. Se preparem, fiquem em seus bankers, arrumem suas trincheiras. A guerra começou. A munição serão as letras, as páginas, os verbetes e as frases.

Vamos ler mais minha gente, se não será a primeira vítima a tombar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário