segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O paraíso é aqui


Para variar um pouco, deixei o litoral Norte de lado no último fim de semana fui pras bandas do litoral Sul alagoano. Minha companheira, Heverlane, dividiu comigo a experiência de desbravar uma região que ando muito pouco.

O destino foi Dunas de Marapé, no município de Jequiá da Praia. E dou aqui um testemunho para vcs, não planejem viagens. Se virem...gente, girem o dedo no mapa e sigam o destino. É bom demais seguir o acaso. E foi assim que conseguimos chegar no pequeno vilarejo de 500 habitantes, movimento pelo turismo.

O lugar é tão pequeno que é tudo de um dono só. Pousada, barcos, negócios, lanchonetes...Entretanto, é um paraíso ainda paradoxal. Pois o vilarejo em si não tem quase nada, mas a estrutura turística é altamente organizada. Digo por que o complexo turístico Dunas de Marapé, é encrostado numa reserva federal de mangue. A fiscalização, dizem os nativos, é frequente e muito rígida.

E esse contato com a natureza bruta é que dá a beleza fascinante do lugar. O encontro do Rio Jequiá com o mar é um espetáculo isolado. As areias brancas duelam com o mar na cor. O azul indefinido da água confunde. São quilômetros de areia, quase desabitados.

Em meio a tanta beleza, tenho que registrar com tristeza o comércio do turismo. Lá, assim como em outros pontos turísticos, se você não faz parte de uma excursão você é descriminado. Digo por que procuramos os passeios de quadriciclos, amplamente divulgados em folders e tudo mais, e só por que no dia que fui não tinha aqueles numerosos ônibus, o passeio foi suspenso. Pense num ódio...

Mas fica a sugestão...Dunas de Marapé!

Um comentário: