sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Lembrai o 5 de novembro, lembrai...


Os ingleses comemoram nesta sexta-feira, 5, a Noite das Fogueiras, ou simplesmente o Dia de Guy Fawkes. Guardando comparações, a data se assemelha do Dia de Tiradentes para nós brasileiros. Pode até ser uma gafe histórica, mas vejam só.

Fawkes era um soldado católico, especialista em bombas. Participou ativamente da Conspiração da Pólvora, que visava matar o Rei Jaime I (protestante), explodindo todo o parlamento britânico numa sessão ordinária dos lordes.

Assim como o álferes brasileiro, Fawkes foi preso, torturado e enforcado pela Coroa Britânica. Tudo bem que o movimento de Tiradentes era libertário, assim como o do explosivo Fawkes, porém a briga religiosa é que apimenta a história na ilha da rainha.

Quem não se lembra, a lenda de Guy Fawkes ganhou o mundo com o gibi V de Vendetta, de Alan Moore e David Lloyd. Assim como o filme V de Vingança, que estreou mundialmente no dia 5 de novembro de 2005. Particularmente, adorei o filme pelo caricato personagem vivido por Hugo Weaving (O sr. Smith da trilogia Matrix).

No longa, o protagonista é um forte adepto de aliterações. O texto do filme é ótimo. Quase todo em metalinguística. Muito bom. Quem não viu ainda, assista.

"Lembrai, lembrai, o cinco de novembro
A pólvora, a traição e o ardil;
Não sei de uma razão para a traição da pólvora
Ser algum dia esquecida "

P.S.: uma curiosidade. No filme V de Vingança (2005), o facista Adam Sutler é vivido pelo ator Jonh Hurt. Já no longa Enigmas de um crime, o mesmo Jonh Hurt se veste de Fawkes na tradicional comemoração inglesa. Um dia da caça...

Nenhum comentário:

Postar um comentário