terça-feira, 9 de novembro de 2010

Não negue


Vi em algum lugar que a negação funciona como um pára-quedas depois de notícias inesperadas e chocantes. Você pode até não acreditar, não entender, não aceitar. Mas não podemos impedir o andamento das coisas, e como forma de defesa 'negamos'. Sonegamos a verdade em nome de sei lá o que, mas simplesmente tentamos inventar uma realidade alternativa para podermos entender esse simulacro fantasioso, que nos apresenta como fato.

Negar que o futuro é incerto, que o céu é azul, que eu sou você amanhã, que meu eu não bati com a sua cara....enfim...o que for. Diariamente nos deparamos com irrelutantes fatos, mas por um motivo bôbo, os desconhecemos. Ignoramos para não manchar nossa ideia de verdade. Mas aí vem aquele bizu de meu ex-professor da Teoria da Comunicação. "O que é verdade pra você?", "A sua verdade pode não ser a minha verdade", e por aí vai. Concordo com ele.

Cada um tem sua imagem de mundo e ninguém tem nada com isso. E assim tentamos negar ou fugir de nossos fantasmas reais. Cada vez que encaramos tais verdades, tentando dizer:"É isso mesmo?", caímos literalmente na real. Ou melhor, a realidade cai em nosso colo. Levamos um tapa na cara com luva, não de pelica, mas de chumbo. E dói, dói, muito. O bastante para deixar cicatriz. Para que sempre ao recordarmos instantes semelhantes podemos tirar de nosso backup a lição que assimilamos.

Moral da história: Encare os fatos...aceite, não negue.

2 comentários:

  1. Ainda bem que a realidade cái no colo. Do jeito que ela anda dura, se caísse no pé...
    ;-)
    Gostei do texto. Bj

    ResponderExcluir
  2. Realmente, em algum lugar ela tem que cair....rsrsr

    ResponderExcluir