sexta-feira, 2 de abril de 2010

Não é pra qualquer um...

A cada dia tenho o prazer e a decepção de conhecer as nuances do jornalismo. O prazer que desfruto é de poder perceber o quanto podemos melhorar a vida das pessoas com a informação que passamos para a sociedade. Até por que somos apenas meros transmissores da história. Noticiamos aquilo que vemos, porém, tem muito coleguinha por aí que fala mais do que vê, ou até o que não vê.

Faltam a esses colegas a réles instrução acadêmica da ética e do respeito ao cidadão. Tudo bem ,tudo bem, ética e respeito aprendemos no berço, aprendemos em casa. É esse fél que somos obrigados a engolir diariamente com profissionais de comunicação sensacionalistas e conhecimento algum transmite informações erradas e ainda tentam descredenciar os legítimos.

Ora, ora, a coincidência é que a maioria desses colegas não tiveram a oportunidade de passarem por uma banca universitária. Agora, convenhamos, igualmente conheço inúmeros profissionais que não sentaram na academia e hoje atuam com a probidade esperada de um profissional de comunicação.

Nem festeje, caro professorzinho aí do outro lado (Você sabe quem, nem adianta comentar que não vou ler), não é todo dia que nascem Armandos Nogueiras, ou qualquer outra estrela do jornalismo sem diploma. Não mesmo. Não é para qualquer um escrever e transmitir informação. É necessário muito mais do que manejo com verbetes e palavras. É preciso senso moral e ético.

Sempre quando vou cobrir alguma pauta na rua, deparo-me com jovens estagiários ou focas ávidos por dedilhar num teclado a notícia do dia. Uma pena. Muitos deles nem sabem a manchete do jornal matutino. Alguns não sabem quem são os pré-candidatos à presidência, não conhecem os nomes dos deputados, prefeitos, autoridades, juízes, desembargadores, enfim. Não lêem.

Isso me preocupa e dá até medo de imaginar um futuro nas mãos de pessoas assim. A informação é básica, é norteadora e decide caminhos. Portanto, não é qualquer zé mané que pode sentar e fazer um texto jornalístico. Outro texto pode, mas jornalístico, não!!!!

Portanto, caro professor, se o sonho do senhor é ser jornalista....é melhor ficar com o quadro negro. Pois, não é pra qualquer um meu amigo....(E já sabe...nem adianta responder...rsrsrsrs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário