quarta-feira, 7 de abril de 2010

Dia do Canetinha - para o alto e avante


Não, não, hoje não é o Dia do Canetinha – um estimado e destemperado apresentador de televisão alagoano. Hoje a categoria jornalística comemora seu dia. Eita, mas será que pelo menos isso ainda temos? Por favor, senhor Gilmar Mendes, ao menos nos permita a comemoração. Mas comemorar o que, né? Temos sim gente....


Em fóruns, msns, sites, Orkut, enfim, em todo lugar só via parabéns, parabéns e parabéns. Pô, somos testemunhas da história. Nós ajudamos a contar a história de nossa gente, do país, do mundo, da nossa terrinha. Isso um cozinheiro não pode fazer (ou pode?). Não sei.

Por mais que tenhamos chefes malas, pautas desgraçadas, realidades pesadas e revoltantes, nós é que temos bater no peito e dizer que nos orgulhamos do que fazemos. Fazemos com prazer, tesão e honra. Quando isso acabar em um jornalista, lascou. Mude de profissão, pois o resultado será catastrófico.

E outra. Orgulho-me sim de ainda ter essa gana, tara de acertar e querer que outros acertem. Sou perfeccionista, e isso me deixa chato, ao ponto de insuportabilidade. Mas é que quero acertar, fazer com que a informação chegue o mais próximo de sua funcionalidade maior: o bem-estar social.

Utopia? Alguns escrevem apenas para falar mal de sei lá quem, outros escrevem e nem sabe lá o que colocaram no papel. Afff, eles sabem – ou não – o poder que eles têm na ponta da caneta. Tal magnitude de poderio coça os dedos da gente, porém poucos sabem dosar e utilizar da melhor maneira possível.

Vendo alguns mestres perdidos por aí, assimilo aos poucos e destilo aquilo que é melhor para o meu aprendizado. É assim que tem que ser...joguem fora os erros de terceiros, aprendam com eles, e fiquem com o melhor.

Parabéns canetinhas de todo o país, e do mundo (por que não?). Lembrem-se sempre...em qualquer lugar que estejamos, nossos patrões são os cidadãos, é o povo, a sociedade. Sabendo disso....o resto é saco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário