segunda-feira, 24 de maio de 2010

Ele é o filho do homem?


Ele é o general das tropas celestiais. Ao lado de Gabriel e Rafael, Miguel fecha a trinca de arcanjos mencionados na Bíblia Sagrada. Bravo guerreiro, a mitologia bíblica diz que ele já disputou até o corpo de Moisés – Confira em Judas 1:9. Ainda no livro sagrado, Miguel, já no livro do Apocalipse perde de um dragão (Beliel).


Entre poucas e boas, o guerreiro celestial já tinha me chamado a atenção em outros carnavais. Quer dizer, não apenas ele, mas a sua raça. Lucifer, assim como Miguel, era anjo, porém revoltou-se com a mandança divina e enciumou-se com os humanos: caiu do céu.

E nada mais compatível para combater a atuação do tinhoso na terra, vez por outra o arcanjo Miguel dá as caras por aqui. Segundo os evangelhos apócrifos, o livro de Enoque diz que Miguel é designado como o príncipe de Isarael. Em outra ocasião, o livro dos Jubileus, ainda nos apócrifos, fala que o arcanjo instruiu Moisés na Torá.

O Miguel tá bem na fita mesmo. Conforme os manuscritos do Mar Morto, divulgados em 1991, o arcanjo é apresentaado como a figura celestial de Melquisedeque, já elevado aos céus. O conteúdo do texto fala que ele é o “príncipe da luz”, que combaterá a sua antítese: “o príncipe das trevas”.

Tanta reverência ao nosso herói miguelzito, levam a crer que o próprio pode ser identificado como o Filho de Deus, isso mesmo, galera. Miguel pode ser Jesus Cristo.

Na carta de Judas, no versículo 9, Miguel é designado como "o arcanjo" termo que significa "anjo principal". Esta é a única ocorrência bíblica de alguém ser chamado de "o arcanjo" o que, segundo alguns, sugere que existe apenas um anjo assim.

De fato, a palavra "arcanjo" ocorre na Bíblia apenas no singular, nunca no plural. Além disto, o cargo de arcanjo se relaciona com Jesus. Em 1 Tessalonicenses 4:16 diz: "Porque o mesmo Senhor descerá do céu, com alarido e com voz de arcanjo."A voz de Jesus é descrita aqui como sendo a voz de arcanjo. Portanto, para alguns, esse texto indica que o próprio Jesus é o arcanjo Miguel, pois, na sua interpretação, aquele a quem foi designado o dever de ressuscitar os fiéis mortos, não desceria do céu com uma voz que expressasse uma autoridade menor do que a que realmente teria.


Ou seja, sendo Jesus o próprio Deus e, portanto, superior a um arcanjo, esta declaração bíblica o compararia com uma criatura inferior. Assim, argumentam, o versículo apresenta a Jesus como sendo realmente o arcanjo, ou anjo principal, com autoridade acima de todas as criaturas.

Ainda tem mais, na Bíblia diz que Miguel batalhará contra o dragão e seus anjos liderando o exército do bem, assim como Cristo. E é fácil ler trechos fazendo alusão à Jesus e similarmente a Miguel, como líderes militares. Como não há dois exércitos de fiéis celestiais, um liderado por Cristo e outro por Miguel, pode-se dizer que Miguel é o Jesus na posição celestial. Não é a toa que Miguel é o padroeiro da Igreja Católica.

Bem...nunca se sabe. Se é história ou desconfiança mundana, que seja, mas que tem algo parecido tem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário